Parking News

Os ônibus da cidade de São Paulo começaram a ganhar uma segunda catraca com a justificativa de evitar as filas nas portas e agilizar a entrada dos passageiros. Exclusiva para quem tem bilhete único, a nova catraca, instalada ao lado da antiga, já está sendo utilizada em 19 veículos das zonas sul e leste - incluindo linhas da estação Tamanduateí do Metrô e do Terminal Dom Pedro II. Segundo noticiou a Folha, a partir da semana que vem, chegará à zona norte.
A dupla catraca começou a ser testada há três meses e foi considerada positiva pela SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte), diante da avaliação de que reduz em 40% a demora no embarque, evitando que os ônibus fiquem parados à toa.
A prefeitura quer ampliar a instalação nos próximos meses em boa parte da frota, especialmente nos corredores e regiões mais movimentadas.
"É vantagem para todo mundo. A princípio, acredito que nem será necessário impor como obrigação às empresas", diz Eliziário Barbosa, diretor da SPTrans.
Pelo novo sistema, quem vai pagar em dinheiro só tem como usar a catraca antiga - à esquerda do usuário, diante do cobrador. Mas quem tem bilhete eletrônico não precisa esperar - pode "driblar" a fila pela direita.
O diretor da SPTrans diz que, nos testes, a dupla catraca permitiu a entrada de até 40 passageiros nos ônibus durante um minuto - enquanto, geralmente, não passariam mais de 20.
A expansão do novo sistema tende a ser mais um incentivo ao uso do bilhete único pelos passageiros. Segundo a SPTrans, somente 8% hoje pagam a tarifa em dinheiro dentro dos ônibus.
Fonte: Folha de S. Paulo, 18 de junho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Para driblar a guerra urbana (15/06/2011)

Respeito, consciência, educação... Andar sobre duas rodas requer ações e atitudes completamente diferentes da pressa, imprudência e desatenção que se vê hoje nas ruas.