A dupla catraca começou a ser testada há três meses e foi considerada positiva pela SPTrans (empresa municipal que cuida do transporte), diante da avaliação de que reduz em 40% a demora no embarque, evitando que os ônibus fiquem parados à toa.
A prefeitura quer ampliar a instalação nos próximos meses em boa parte da frota, especialmente nos corredores e regiões mais movimentadas.
"É vantagem para todo mundo. A princípio, acredito que nem será necessário impor como obrigação às empresas", diz Eliziário Barbosa, diretor da SPTrans.
Pelo novo sistema, quem vai pagar em dinheiro só tem como usar a catraca antiga - à esquerda do usuário, diante do cobrador. Mas quem tem bilhete eletrônico não precisa esperar - pode "driblar" a fila pela direita.
O diretor da SPTrans diz que, nos testes, a dupla catraca permitiu a entrada de até 40 passageiros nos ônibus durante um minuto - enquanto, geralmente, não passariam mais de 20.
A expansão do novo sistema tende a ser mais um incentivo ao uso do bilhete único pelos passageiros. Segundo a SPTrans, somente 8% hoje pagam a tarifa em dinheiro dentro dos ônibus.
Fonte: Folha de S. Paulo, 18 de junho de 2011