O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou dia 30 de dezembro que o novo valor da taxa cobrada para a realização da inspeção veicular seria de R$ 61,98, a partir de janeiro. A taxa atual é de R$ 56,44. O reajuste de 9,8% ficou acima da inflação anual medida em 2010 pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,6% - usado no cálculo para os aumentos dos contratos e das taxas da Prefeitura. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A liberação do reajuste aconteceu cinco dias após o governo municipal informar que o valor da tarifa ficaria congelado. A manutenção do preço seria temporária, até a conclusão da análise do estudo de reequilíbrio financeiro do contrato, informou, em nota, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Uma portaria publicada no Diário Oficial da Cidade também previa o preço inalterado no início de 2011.
Porém, em seguida à portaria, a Controlar, empresa responsável pelo programa de inspeção na capital, protocolou um recurso administrativo contra o congelamento do valor. Kassab informou que o aumento pleiteado pela empresa foi liberado em caráter temporário. Disse que o estudo da Controlar com os cálculos para o reajuste deverá ser recebido pelo governo nos próximos dias.
O estudo será analisado e pode até resultar num decréscimo no valor de R$ 61,98, segundo argumentou o prefeito. Nesse caso, os motoristas que pagarem o valor reajustado em 9,8% poderão ter o reembolso da diferença. A Controlar informou que vai entregar o estudo ao governo "na maior brevidade possível".
O novo valor já vale para o agendamento da inspeção de 2011, com início previsto para o dia 5. Entre os meses de fevereiro e abril, os carros com placas de final 1 precisam passar pelos testes, que no próximo ano incluem a possibilidade de reprovação nas avaliações de ruídos dos veículos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 31 de dezembro de 2010

Real subiu mais de 100% em oito anos (22/12/2010)

O real deve encerrar o governo Lula como a moeda que mais se valorizou no período de oito anos, em comparação a sete divisas da América Latina e o euro, com alta superior a 100%. Segundo cálculo da Ec (...)

Dá para viajar sem pagar mico? (02/01/2011)