Ruas entupidas de carros, longa espera à procura de uma vaga para estacionar - e, quando consegue uma brecha, tem que pagar. A rotina diária de motoristas na capital paulista migra no verão para as praias, onde a cobrança pelo estacionamento em vias públicas é crescente e também deve dominar destinos badalados do litoral norte no ano que vem, prevê a Folha de S. Paulo.
Somente de 2006 para cá os serviços de Zona Azul foram implantados ou ampliados em Itanhaém, São Vicente, Ubatuba e Mongaguá.
Em Ubatuba, por exemplo, cobra-se R$ 5,00 por três horas de estacionamento.
Em 2011, a cobrança deve chegar a São Sebastião, Guarujá, Caraguatatuba e Ilhabela - conforme projetos já aprovados ou estudados.
Prefeituras alegam que, diante da escassez de espaço viário e excesso de carros, a cobrança evita que alguns sejam deixados no mesmo lugar pelo dia inteiro.
Para turista
Na maior parte do litoral, a cobrança pelo estacionamento é concentrada no centro -afetando tanto visitantes como moradores. Mas há casos diretamente voltados para os turistas. Em Bertioga, só vale na temporada de verão. Atinge inclusive a orla da praia, com preço de R$ 5 por três horas.
Esse mesmo valor é cobrado para quem quer estacionar em 11 praias de Ubatuba - só que pelo dia inteiro.
Embora não destoe do preço da Zona Azul paulistana (R$ 3 por hora), é mais caro que nas demais cidades praianas, onde a hora não costuma passar de R$ 1,50.
Em Mongaguá, o sistema existe há cinco meses. O preço da hora na alta temporada (R$ 1,50) é 50% maior do que no resto do ano (R$ 1).
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de dezembro de 2010

Categoria: Mercado

Real subiu mais de 100% em oito anos (22/12/2010)

O real deve encerrar o governo Lula como a moeda que mais se valorizou no período de oito anos, em comparação a sete divisas da América Latina e o euro, com alta superior a 100%. Segundo cálculo da Ec (...)