A Prefeitura vai repassar R$ 520 mil por mês para o consórcio de transporte coletivo que está investindo em ônibus movidos a etanol - combustível menos poluente. Esse será o primeiro uso dos recursos das multas aplicadas pela falta de inspeção veicular, desde que começaram a ser utilizados radares para flagrar os infratores, no dia 6. A informação é de O Estado de S. Paulo.
O valor corresponde a um acréscimo no contrato com o consórcio Unisul (que opera na zona sul) de R$ 0,02 por passageiro transportado a partir de abril de 2011. Essa quantia deve subsidiar a operação de 50 ônibus a etanol, que devem começar a circular na cidade em maio. Esses veículos emitem 80% menos gases responsáveis pelo aquecimento global em comparação com os que usam diesel como combustível.
Os recursos para o subsídio sairão do Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O chamado Fundo Verde deve receber toda a arrecadação com multas da inspeção veicular. No entanto, não havia recursos a serem destinados, uma vez que a fiscalização da regra era praticamente inexistente - era feita apenas durante esporádicas blitze conjuntas da Polícia Militar e Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O valor da multa é de R$ 550.
A Secretaria dos Transportes afirma que os repasses não são para subsidiar a compra dos veículos (de responsabilidade do próprio consórcio) e sim para custear a operação com o etanol, mais cara.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de dezembro de 2010

Real subiu mais de 100% em oito anos (22/12/2010)

O real deve encerrar o governo Lula como a moeda que mais se valorizou no período de oito anos, em comparação a sete divisas da América Latina e o euro, com alta superior a 100%. Segundo cálculo da Ec (...)

Dá para viajar sem pagar mico? (02/01/2011)