Balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal ontem, dia 3, mostra que ocorreram 1.844 acidentes nas estradas federais em todo o País durante o feriado de Ano-Novo. Ao todo, 106 pessoas morreram e 1.294 ficaram feridas em decorrência dos acidentes. O balanço considera os dias 31 de dezembro e 1º e 2 de janeiro - sexta, sábado e domingo, destaca a Folha de S. Paulo.
Como em 2009 o feriado de Ano-Novo caiu em uma sexta-feira, a polícia afirma que não é possível fazer comparações entre os dois anos. Por isso, a comparação foi feita com o feriado de Natal de 2010, que teve o mesmo número de dias. O número de mortos caiu 9%, e as autuações cresceram 18%.
A fiscalização dos policiais nos 66 mil km de estradas flagrou 292 motoristas reprovados no teste do bafômetro - 128 foram presos por embriaguez ao volante. Outras 264 pessoas foram presas por outros crimes e 332 carteiras de habilitação foram recolhidas.
De acordo com o balanço, foram aplicadas nos três dias 39.482 multas - média de uma a cada seis segundos. Mesmo com a chuva que atingiu grande parte das estradas, motoristas foram flagrados dirigindo a mais de 150 km/h. As multas por excesso de velocidade correspondem a cerca de 70% do total no período.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o feriado de Natal historicamente apresenta maior número de mortos e feridos em relação ao de Ano-Novo. "No período natalino, grande quantidade de pessoas viaja pelo País, para passar a noite de 24 de dezembro junto às suas famílias. O movimento de veículos também é mais democrático, acontecendo em todas as rodovias de maneira uniforme, ao contrário do que ocorre no Ano Novo, quando o tráfego acaba canalizado nas vias que ligam o interior ao litoral."
Fonte: Folha de S. Paulo, 3 de janeiro de 2011

Real subiu mais de 100% em oito anos (22/12/2010)

O real deve encerrar o governo Lula como a moeda que mais se valorizou no período de oito anos, em comparação a sete divisas da América Latina e o euro, com alta superior a 100%. Segundo cálculo da Ec (...)

Dá para viajar sem pagar mico? (02/01/2011)