Os preços da gasolina seguiam mais competitivos que os do etanol na maioria dos Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE Taxas, da Agência Estado, referentes à semana de 19 a 26 de dezembro. O álcool é competitivo nos postos de combustíveis de apenas seis Estados brasileiros e em 20, além do Distrito Federal, o uso da gasolina é mais vantajoso.
No Ceará era economicamente indiferente o uso de um ou outro.
O etanol só era competitivo em relação à gasolina nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Tocantins. Goiás tinha a maior competitividade para o etanol no Brasil, de acordo com os preços levantados pela ANP, com o preço médio do hidratado em 62,96% do cobrado pela gasolina. Em São Paulo, que concentra quase 60% do consumo de etanol, a proporção estava em 68,14%, bem próxima à paridade com a gasolina.
Segundo o levantamento, além de Goiás e São Paulo, o preço médio do etanol no Paraná estava em 68,97% do da gasolina, em Mato Grosso do Sul em 69,22%, e em Tocantins em 68,85%. A gasolina estava mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 82,14% do valor da gasolina) e no Rio Grande do Sul (80,05%). No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os Estados e no Distrito Federal.
Fonte: Agência Estado, 27 de dezembro de 2010

Real subiu mais de 100% em oito anos (22/12/2010)

O real deve encerrar o governo Lula como a moeda que mais se valorizou no período de oito anos, em comparação a sete divisas da América Latina e o euro, com alta superior a 100%. Segundo cálculo da Ec (...)

Dá para viajar sem pagar mico? (02/01/2011)