São muitos os veículos que andam por aí espalhando a poluição. De acordo com o Instituto do Ambiente (Inea), cerca de 25% dos carros vistoriados no Estado do Rio são reprovados no teste de emissão de gases. A informação é do RJTV.
Nem todo motorista sabe, mas uma simples manutenção no motor poderia evitar o problema, e a natureza agradeceria.
O RJTV foi até a oficina do Flávio Ferraz, que é mecânico há 22 anos, para pegar algumas dicas, saber o que deve ser verificado para evitar a liberação de tantos gases poluentes e também para manter o carro em bom estado.
"A primeira coisa é verificar se no painel do carro não vai acender uma luz de anomalia de injeção. Essa luz acendendo, certamente o sistema entra em mau funcionamento e a emissão de poluentes é alta", alerta o mecânico.
"Apenas olhando, você não consegue saber nada, se o carro está ou não emitindo (gases poluentes). O carro tem problemas de velas, injetor sujo. Tudo isso aumenta a emissão de poluentes, mas só levando o carro até um mecânico para fazer a verificação periódica é que a gente vai conseguir saber se está bom", aponta Ferraz.
Atualmente, só os veículos de uso intenso como caminhões, ônibus, vans e táxis são obrigados a seguir as normas sobre a emissão de gases. Mas, a partir de janeiro, toda frota de carros será fiscalizada. Os reprovados ficarão sem o documento de licenciamento e o carro não poderá rodar.
Hoje, em alguns postos do Detran já é possível fazer essa verificação. É uma chance para evitar inconvenientes no futuro e o melhor: o teste é de graça e não precisa de agendamento.
Entenda como funciona o catalisador
O catalisador fica na parte de baixo do carro, entre o motor e o silenciador. Os gases passam por um filtro e têm reações químicas provocadas por metais. Consegue tirar mais de 90% dos gases poluentes. O conversor já vem nos carros, mas, se você precisar comprar, ele custa em média de R$ 800,00 a R$ 5 mil reais.
Fonte: RJTV 1ª Edição, 16 de dezembro de 2009