Carlos Paiva reviu e atualizou um importante trabalho em que estima o número de veículos que circularia em São Paulo, por dia, com base nas pesquisas Origem-Destino, 1987, 1997 e 2007.
Segundo as suas estimativas, na cidade de São Paulo em 2007 circulavam, por dia, 1.507.531 automóveis particulares, com um aumento de 18% em relação a 1997. Aumento esse compatível com o aumento da frota, segundo os dados do Detran (16%). No Centro Expandido, seriam, em 2007, 840.745. Ou seja, 56% do total. Comparado com os dados de 1997 verifica-se uma pequena queda, já que a participação nesse ano era de 58%.
Considerando o total de veículos motorizados, incluindo táxis, motos e caminhões particulares, o volume total de circulação na cidade de São Paulo seria, em 2007, de 1.697.755. No Centro Expandido, esse volume seria de 946.833.
O estudo, que pode ser encontrado no site www.sinaldetransito.com.br, contém outros dados interessantes como a estimativa do número de veículos por hora, assim como os supostos efeitos do rodízio.
Considerando uma frota total de automóveis particulares emplacada na cidade de São Paulo da ordem de 4 milhões, os dados levantados por Carlos Paiva indicariam que mais da metade daquele não circula. Seriam os carros que ficam nas garagens ou vagas da origem. Seja porque o proprietário não saiu de casa, ou, tendo saído, usou outro meio de condução.
Por outro lado, com a circulação de 1,5 milhão de automóveis particulares por dia, esse número seria - aproximadamente - a necessidade de vagas nos destinos, dos quais 840 mil no Centro Expandido. Teriam que ser desconsiderados apenas os veículos que, circulando na cidade de São Paulo, não parariam no destino.
Esses dados indicariam que na cidade de São Paulo seria necessário criar, por ano, cerca de 23 mil vagas por ano, para atender ao aumento dos veículos em circulação. Menos que o aumento da frota, mas ainda assim um volume significativo.
No Centro Expandido a necessidade de incremento anual seria da ordem de 10 mil vagas.
* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.