Parking News

Jorge Hori *

Carlos Paiva reviu e atualizou um importante trabalho em que estima o número de veículos que circularia em São Paulo, por dia, com base nas pesquisas Origem-Destino, 1987, 1997 e 2007.
Segundo as suas estimativas, na cidade de São Paulo em 2007 circulavam, por dia, 1.507.531 automóveis particulares, com um aumento de 18% em relação a 1997. Aumento esse compatível com o aumento da frota, segundo os dados do Detran (16%). No Centro Expandido, seriam, em 2007, 840.745. Ou seja, 56% do total. Comparado com os dados de 1997 verifica-se uma pequena queda, já que a participação nesse ano era de 58%.
Considerando o total de veículos motorizados, incluindo táxis, motos e caminhões particulares, o volume total de circulação na cidade de São Paulo seria, em 2007, de 1.697.755. No Centro Expandido, esse volume seria de 946.833.
O estudo, que pode ser encontrado no site www.sinaldetransito.com.br, contém outros dados interessantes como a estimativa do número de veículos por hora, assim como os supostos efeitos do rodízio.
Considerando uma frota total de automóveis particulares emplacada na cidade de São Paulo da ordem de 4 milhões, os dados levantados por Carlos Paiva indicariam que mais da metade daquele não circula. Seriam os carros que ficam nas garagens ou vagas da origem. Seja porque o proprietário não saiu de casa, ou, tendo saído, usou outro meio de condução.
Por outro lado, com a circulação de 1,5 milhão de automóveis particulares por dia, esse número seria - aproximadamente - a necessidade de vagas nos destinos, dos quais 840 mil no Centro Expandido. Teriam que ser desconsiderados apenas os veículos que, circulando na cidade de São Paulo, não parariam no destino.
Esses dados indicariam que na cidade de São Paulo seria necessário criar, por ano, cerca de 23 mil vagas por ano, para atender ao aumento dos veículos em circulação. Menos que o aumento da frota, mas ainda assim um volume significativo.
No Centro Expandido a necessidade de incremento anual seria da ordem de 10 mil vagas.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Trombada na JK (18/03/2009)

Sempre que um grande empreendimento como um hipermercado, um shopping ou um edifício comercial surge na cidade, há transtornos no trânsito proporcionais ao seu tamanho. Isso porque ele atrai milhares (...)

Mudança do Detran vai atrasar (16/03/2009)

O prédio onde funcionou por 20 anos a Subprefeitura da Sé, na Avenida do Estado, no Centro de São Paulo, está com o pátio cheio de entulho. Em um edifício vizinho do Shopping Interlagos, na Zona Sul, (...)

CET inicia troca de talões antigos (11/03/2009)

Os motoristas que ainda possuem talões de Zona Azul do modelo antigo podem trocá-lo pelo novo, das 8h às 12h e das 13h às 16h nos endereços autorizados, até o dia 12 de maio, informa o jornal Estado d (...)

Bancos para pessoas obesas (12/03/2009)

A direção do Metrô afirma que, até julho, todos os trens da companhia terão bancos para obesos no primeiro e no último vagão. Em fevereiro, o espaçoso assento azul começou a ser colocado nas plataform (...)

Estacionamento complicado na orla (13/03/2009)

Já imaginou dispor das calçadas como vagas particulares? A facilidade que a maioria dos cidadãos comuns não tem é franqueada a hóspedes de alguns dos principais hotéis da orla. Basta um giro pelas ave (...)

Curitiba fica cercada por pedágios (09/03/2009)

Curitiba está prestes a se tornar uma cidade cercada de pedágios em quase todas as suas entradas e saídas. A partir da inauguração da praça em Campina Grande do Sul, no raio de no máximo 40 km a parti (...)

Falta de vagas em toda a cidade (16/03/2009)

O recurso de parar em fila dupla e ligar o pisca-alerta está disseminado no Rio de Janeiro, constata o Jornal do Brasil. Não está previsto em nenhum artigo do Código Brasileiro de Trânsito, mas parece (...)


Seja um associado Sindepark