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As principais obras da Prefeitura de São Paulo na área de transportes estão com recursos congelados, incluindo a verba para o metrô. Apenas 31% do orçamento de R$ 1,2 bilhão da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para este ano se encontra disponível para investimento e custeio, noticiou o Jornal da Tarde. O restante está congelado (R$ 325,4 milhões) ou comprometido com o pagamento de subsídios a ônibus e lotações (R$ 523,9 milhões) - que permitem a manutenção da atual tarifa em R$ 2,30.
As informações constam de levantamento feito no Sistema de Execução Orçamentária por parlamentares. A Prefeitura diz que o congelamento é "cautelar" e está previsto para durar 90 dias, "até que o cenário econômico fique mais claro".
Nos cortes, foram mais afetados os corredores de ônibus. A Prefeitura congelou 63% dos R$ 124 milhões previstos no orçamento de 2009, aprovado pela Câmara. Pior situação é a do corredor Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila. Foram contingenciados 84,5% dos R$ 133 milhões previstos. E o restante pode nem ser usado, por causa do atraso nas licitações. A Prefeitura anunciou na semana passada que vai refazer os projetos das duas partes que ainda faltam ser construídas.
Apesar de acreditarem que a medida é necessária, por causa da crise econômica, especialistas do setor afirmam que os corredores são essenciais para melhorar a fluidez do trânsito. "Atendem maior número de pessoas", afirma o consultor de trânsito Luiz Célio Bottura. "O contingenciamento está sendo feito por todos os governos municipais. Agora, é evidente que esses projetos deveriam ser feitos porque são importantes", completa o professor de Engenharia de Transportes da USP Jaime Waisman. Para ele, o Fura-Fila é a prioridade. "As obras estão em andamento e atendem uma região carente em transportes."
Em nota oficial, a Secretaria Municipal dos Transportes destacou que o congelamento de verbas não afetará os trechos 4 e 5 do Expresso Tiradentes nem a instalação de corredores de ônibus, porque "os recursos orçamentários poderão ser liberados à medida da necessidade" e o congelamento de verbas "não implica reprogramação ou priorização de algumas obras em detrimento de outras".
Fonte: Jornal da Tarde, 16 de março de 2009

Categoria: Cidade


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