Parking News

Já imaginou dispor das calçadas como vagas particulares? A facilidade que a maioria dos cidadãos comuns não tem é franqueada a hóspedes de alguns dos principais hotéis da orla. Basta um giro pelas avenidas que margeiam as praias da Zona Sul para perceber como o Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe estacionamento sobre o caminho destinado aos pedestres, é ignorado por esses estabelecimentos. Ao menos um deles admite que paga as multas com as quais, eventualmente, seus clientes são brindados ao pararem no calçadão. Só neste ano, foram 1.052 multas na orla de Copacabana e Ipanema, relata reportagem do Jornal do Brasil.
"São carros de hóspedes em situação temporária. Infelizmente, acontece. Alugamos um edifício garagem, próximo, para estacionar os carros, mas quando o hotel está lotado, infelizmente, acabam vindo para a calçada. Isso acontece em toda a orla. Mas o hotel assume qualquer multa caso ocorra. O hóspede apresenta a multa e a gente paga", explica a assessoria do hotel.
A Guarda Municipal garante manter fiscalização diária para coibir o estacionamento irregular na orla da Zona Sul. Nos últimos três meses, desde quando Eduardo Paes assumiu a prefeitura, a corporação registrou 812 infrações por estacionamento proibido ou em filas duplas na orla de Copacabana. Em Ipanema, durante o mesmo período, mais 240 multas foram aplicadas por estacionamento irregular. Durante a gestão Paes, até o dia 27 de fevereiro, em balanço da Secretaria de Ordem Pública, foram rebocados 4.225 veículos em toda a cidade, o que resulta na média de 76,8 carros a cada dia.
Estacionamento subterrâneo é parte da solução
A falta de vagas para automóveis na Zona Sul do Rio é um caso difícil de ser resolvido, já que a maioria dos prédios erguidos até meados do século passado não dispõe de garagem - naquela época, era pequeno o número de carros nas ruas. Com a explosão da indústria automobilística, os veículos passaram a ser estacionados nas vias. Um recurso para minimizar o problema seria a construção de garagens subterrâneas nas praças. "A Zona Sul tem um déficit grande de vagas por causa dos prédios antigos. A construção de estacionamentos embaixo das praças poderia ser uma solução. Não resolveria o problema de todos, mas atenderia parte da demanda. Na Espanha, quase todas as praças têm estacionamento subterrâneo", analisa Paulo Cezar Ribeiro, professor de engenharia de transporte da Coppe-UFRJ.
A solução, porém, parece ser de difícil realização, já que as obras causariam transtornos. Ribeiro acha que parte da culpa é de quem autorizou a construção de hotéis sem pavimentos com vagas para veículos de hóspedes e funcionários. Edifícios-garagem são vistos pelo professor como uma solução cara e ineficiente. Uma das saídas apontadas por ele é que os hotéis construídos daqui para frente tenham estacionamento, se não para todo mundo, ao menos para parte dos hóspedes.
O aperto por que passam os hotéis da orla para conseguir disponibilizar vagas para os carros dos seus hóspedes tem duas origens. Uma é a ausência de garagens na maior parte dos prédios da Zona Sul. A outra é a mudança no perfil do turista mais disputado por hotéis de todo o mundo: aquele que viaja a negócios. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, diz que este tipo de visitante costuma alugar um automóvel assim que desembarca do avião, o que não acontece frequentemente com o turista que vem a passeio. Lopes sugere a criação de vagas na porta dos hotéis como uma das soluções. Ele revela que, além de muitas vezes oferecerem vagas próprias, os estabelecimentos têm ou alugam garagens próximas.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 13 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Trombada na JK (18/03/2009)

Sempre que um grande empreendimento como um hipermercado, um shopping ou um edifício comercial surge na cidade, há transtornos no trânsito proporcionais ao seu tamanho. Isso porque ele atrai milhares (...)

Mudança do Detran vai atrasar (16/03/2009)

O prédio onde funcionou por 20 anos a Subprefeitura da Sé, na Avenida do Estado, no Centro de São Paulo, está com o pátio cheio de entulho. Em um edifício vizinho do Shopping Interlagos, na Zona Sul, (...)

CET inicia troca de talões antigos (11/03/2009)

Os motoristas que ainda possuem talões de Zona Azul do modelo antigo podem trocá-lo pelo novo, das 8h às 12h e das 13h às 16h nos endereços autorizados, até o dia 12 de maio, informa o jornal Estado d (...)

Bancos para pessoas obesas (12/03/2009)

A direção do Metrô afirma que, até julho, todos os trens da companhia terão bancos para obesos no primeiro e no último vagão. Em fevereiro, o espaçoso assento azul começou a ser colocado nas plataform (...)

Curitiba fica cercada por pedágios (09/03/2009)

Curitiba está prestes a se tornar uma cidade cercada de pedágios em quase todas as suas entradas e saídas. A partir da inauguração da praça em Campina Grande do Sul, no raio de no máximo 40 km a parti (...)

Falta de vagas em toda a cidade (16/03/2009)

O recurso de parar em fila dupla e ligar o pisca-alerta está disseminado no Rio de Janeiro, constata o Jornal do Brasil. Não está previsto em nenhum artigo do Código Brasileiro de Trânsito, mas parece (...)


Seja um associado Sindepark