Parking News

A defasagem na segurança entre os automóveis vendidos no Brasil e aqueles comercializados nos países-sede das grandes marcas mundiais que atuam por aqui já é conhecida. E só faz aumentar, segundo aponta a Auto Press. No mercado europeu, 100% dos carros são fabricados com airbag e ABS. Por aqui, só agora a Câmara dos Deputados aprovou a lei que obriga todos os modelos nacionais a terem bolsas frontais - mas só em 2012.
Outras distorções são mais gritantes. Nos Estados Unidos, 75% dos veículos têm ABS e todos contam com bolsas infláveis. Na Europa, mais de 70% dos carros já saem também com airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade. No mercado brasileiro, estima-se que apenas 25% deles possuam airbags e 15%, ABS.
As marcas, por lá, mostram que tais dispositivos podem fazer muita diferença. Segundo estudos do NHTSA, órgão federal responsável por normas de segurança dos veículos nos Estados Unidos, o airbag pode reduzir o risco de fatalidade em acidentes em até 12%. Combinado com o cinto de segurança, pode diminuir em até 51% a possibilidade de morte em uma colisão.
O custo com acidentes de trânsito no Brasil é assustador, ressalta a Auto Press. O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) diz que eles consomem R$ 25 bilhões anuais dos cofres públicos. Já um estudo do Cesvi Brasil revela que, se o airbag fosse obrigatório desde 2001, 3.426 vidas teriam sido salvas até 2007 - 489 mortes por ano. No mesmo período, 71.047 feridos leves teriam saído ilesos. Economia de R$ 2,2 bilhões em seis anos. Vale destacar que os números se referem apenas ao airbag para o motorista.
Fonte: Auto Press, 14 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Trombada na JK (18/03/2009)

Sempre que um grande empreendimento como um hipermercado, um shopping ou um edifício comercial surge na cidade, há transtornos no trânsito proporcionais ao seu tamanho. Isso porque ele atrai milhares (...)

Mudança do Detran vai atrasar (16/03/2009)

O prédio onde funcionou por 20 anos a Subprefeitura da Sé, na Avenida do Estado, no Centro de São Paulo, está com o pátio cheio de entulho. Em um edifício vizinho do Shopping Interlagos, na Zona Sul, (...)

CET inicia troca de talões antigos (11/03/2009)

Os motoristas que ainda possuem talões de Zona Azul do modelo antigo podem trocá-lo pelo novo, das 8h às 12h e das 13h às 16h nos endereços autorizados, até o dia 12 de maio, informa o jornal Estado d (...)

Bancos para pessoas obesas (12/03/2009)

A direção do Metrô afirma que, até julho, todos os trens da companhia terão bancos para obesos no primeiro e no último vagão. Em fevereiro, o espaçoso assento azul começou a ser colocado nas plataform (...)

Estacionamento complicado na orla (13/03/2009)

Já imaginou dispor das calçadas como vagas particulares? A facilidade que a maioria dos cidadãos comuns não tem é franqueada a hóspedes de alguns dos principais hotéis da orla. Basta um giro pelas ave (...)

Curitiba fica cercada por pedágios (09/03/2009)

Curitiba está prestes a se tornar uma cidade cercada de pedágios em quase todas as suas entradas e saídas. A partir da inauguração da praça em Campina Grande do Sul, no raio de no máximo 40 km a parti (...)

Falta de vagas em toda a cidade (16/03/2009)

O recurso de parar em fila dupla e ligar o pisca-alerta está disseminado no Rio de Janeiro, constata o Jornal do Brasil. Não está previsto em nenhum artigo do Código Brasileiro de Trânsito, mas parece (...)


Seja um associado Sindepark