Parking News

Preso em um dos engarrafamentos de São Paulo, qualquer motorista poderia imaginar como seria bom atravessar a cidade em linha reta, numa avenida com poucos semáforos e com edifícios cercados de árvores. Poderia ser de bicicleta ou em ônibus não-poluentes, que não disputariam espaço com os carros. Esse lugar existe, chama-se Linha Verde e teve seu primeiro trecho implantado em Curitiba em dezembro. A obra toda, que até agora custou R$ 121 milhões, deve ser concluída em novembro, transformando o trecho urbano da BR-476, que divide a cidade de norte a sul, na maior avenida da região, com cerca de 18 km de extensão - quase o tamanho da Avenida Sapopemba (a maior de São Paulo), que tem 22 km.
Segundo a Folha de S. Paulo, a via terá seis pistas para automóveis, duas marginais com estacionamentos e um corredor de ônibus, além de ciclovia. Mas o que a caracteriza é seu conceito ambiental, que inclui o plantio de 5.000 mudas de árvores e 800 mil de plantas floríferas, o uso do biocombustível nos ônibus e o aproveitamento da água da chuva para limpeza das estações de embarque. A obra ainda resolve um problema de integração. "Nos anos 1990, 35% da população de Curitiba (600 mil pessoas) já vivia nessa região, enfrentando dificuldades para atravessar a rodovia", diz o engenheiro Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), órgão responsável pelo projeto.
Estima-se que, com a primeira linha de ônibus, prevista para operar a partir deste mês, cerca de 35 mil passageiros mudarão seu trajeto para a nova avenida. "Em 18 km, teremos apenas 13 estações de embarque e 12 conjuntos de semáforos. Por isso, haverá uma redução do tempo para chegar ao centro (de ônibus) de cerca de 25%", diz Almeida.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Trombada na JK (18/03/2009)

Sempre que um grande empreendimento como um hipermercado, um shopping ou um edifício comercial surge na cidade, há transtornos no trânsito proporcionais ao seu tamanho. Isso porque ele atrai milhares (...)

Mudança do Detran vai atrasar (16/03/2009)

O prédio onde funcionou por 20 anos a Subprefeitura da Sé, na Avenida do Estado, no Centro de São Paulo, está com o pátio cheio de entulho. Em um edifício vizinho do Shopping Interlagos, na Zona Sul, (...)

CET inicia troca de talões antigos (11/03/2009)

Os motoristas que ainda possuem talões de Zona Azul do modelo antigo podem trocá-lo pelo novo, das 8h às 12h e das 13h às 16h nos endereços autorizados, até o dia 12 de maio, informa o jornal Estado d (...)

Bancos para pessoas obesas (12/03/2009)

A direção do Metrô afirma que, até julho, todos os trens da companhia terão bancos para obesos no primeiro e no último vagão. Em fevereiro, o espaçoso assento azul começou a ser colocado nas plataform (...)

Estacionamento complicado na orla (13/03/2009)

Já imaginou dispor das calçadas como vagas particulares? A facilidade que a maioria dos cidadãos comuns não tem é franqueada a hóspedes de alguns dos principais hotéis da orla. Basta um giro pelas ave (...)

Curitiba fica cercada por pedágios (09/03/2009)

Curitiba está prestes a se tornar uma cidade cercada de pedágios em quase todas as suas entradas e saídas. A partir da inauguração da praça em Campina Grande do Sul, no raio de no máximo 40 km a parti (...)

Falta de vagas em toda a cidade (16/03/2009)

O recurso de parar em fila dupla e ligar o pisca-alerta está disseminado no Rio de Janeiro, constata o Jornal do Brasil. Não está previsto em nenhum artigo do Código Brasileiro de Trânsito, mas parece (...)


Seja um associado Sindepark