Parking News

O recurso de parar em fila dupla e ligar o pisca-alerta está disseminado no Rio de Janeiro, constata o Jornal do Brasil. Não está previsto em nenhum artigo do Código Brasileiro de Trânsito, mas parece funcionar. Em frente a restaurantes, bares e padarias, é comum ver filas de veículos parados ao lado de outra de carros estacionados. Uma voltinha pelo Leblon - que não fica atrás dos outros bairros da Zona Sul e também padece da falta de lugar para acomodar os automóveis - dá uma amostra do panorama.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, é proibido "Estacionar em fila dupla, na faixa de pedestres, sobre ou ao lado de canteiros ou em horários proibidos". O motorista leva multa de R$ 127,69, perde cinco pontos na carteira e pode ter o carro rebocado. Não faz diferença se o pisca-alerta foi ligado ou não. "Só pode ser ligado se o automóvel estiver com defeito, se estiver em uma situação diferente do tráfego que estiver circulando pela via. Ou porque enguiçou ou porque vai efetuar alguma manobra", explica Celso Franco, ex-diretor do Detran e colunista do Jornal do Brasil. Na Rua Dias Ferreira, onde está instalado um dos pólos gastronômicos mais famosos da cidade, há também filas duplas espalhadas ao longo da via, sempre na frente dos restaurantes. Com poucas opções, muitas vezes os motoristas param ao lado dos carros estacionados para aguardar uma vaga ou por indicação dos flanelinhas.
Para amenizar o problema, ao menos à noite, a presidente da Câmara Comunitária do Leblon, Evelyn Rosenzweig, tem uma sugestão: alugar as vagas ociosas dos prédios comerciais do bairro.
A Sociedade Amigos de Copacabana vai começar a cobrar a retomada da licitação para a construção de garagens subterrâneas. Para esse bairro estava prevista a construção de cinco estacionamentos subterrâneos: na Avenida Atlântica, entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Anchieta, com 496 vagas; entre as ruas Constante Ramos e Siqueira Campos, 600 vagas; na Praça Demétrio Ribeiro, 133 vagas; na Rua Inhangá, 91 vagas; e na Praça do Lido, 350 vagas. Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 16 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Trombada na JK (18/03/2009)

Sempre que um grande empreendimento como um hipermercado, um shopping ou um edifício comercial surge na cidade, há transtornos no trânsito proporcionais ao seu tamanho. Isso porque ele atrai milhares (...)

Mudança do Detran vai atrasar (16/03/2009)

O prédio onde funcionou por 20 anos a Subprefeitura da Sé, na Avenida do Estado, no Centro de São Paulo, está com o pátio cheio de entulho. Em um edifício vizinho do Shopping Interlagos, na Zona Sul, (...)

CET inicia troca de talões antigos (11/03/2009)

Os motoristas que ainda possuem talões de Zona Azul do modelo antigo podem trocá-lo pelo novo, das 8h às 12h e das 13h às 16h nos endereços autorizados, até o dia 12 de maio, informa o jornal Estado d (...)

Bancos para pessoas obesas (12/03/2009)

A direção do Metrô afirma que, até julho, todos os trens da companhia terão bancos para obesos no primeiro e no último vagão. Em fevereiro, o espaçoso assento azul começou a ser colocado nas plataform (...)

Estacionamento complicado na orla (13/03/2009)

Já imaginou dispor das calçadas como vagas particulares? A facilidade que a maioria dos cidadãos comuns não tem é franqueada a hóspedes de alguns dos principais hotéis da orla. Basta um giro pelas ave (...)

Curitiba fica cercada por pedágios (09/03/2009)

Curitiba está prestes a se tornar uma cidade cercada de pedágios em quase todas as suas entradas e saídas. A partir da inauguração da praça em Campina Grande do Sul, no raio de no máximo 40 km a parti (...)


Seja um associado Sindepark