Os dados captados pelo equipamento, que pode ser instalado em qualquer via do município, serão cruzados com o banco de informações dos veículos inspecionados. Responsável pela coordenação do programa, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente anunciou no dia 4 de maio o início das fiscalizações e o balanço dos três primeiros meses de inspeção dos veículos leves.
Cerca de 22 mil carros e 43 mil motos da frota paulistana com placas de final 1 perderam o prazo para o teste - que venceu no dia 30 - e estão sujeitos às punições previstas na lei. Além da multa, os veículos que perderam o prazo ficam automaticamente com o licenciamento bloqueado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
"O sensoriamento remoto tira uma foto da placa e o sistema já está cruzando os dados para ver se esse veículo de placas final 1 fez ou não fez a inspeção. Estamos estruturando o processo", diz o engenheiro Márcio Schettino, coordenador da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da inspeção veicular ambiental na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. "A legislação diz que você multa o carro em circulação que está em desacordo com a lei. Não estamos parando o carro (o que caberia só à PM). Será como os radares de rodízio."
Fonte: portal G1, 5 de maio de 2009