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A alteração do modelo para finalizar o antigo Fura-Fila, que dará lugar a um metrô de superfície, ocorreu porque técnicos da prefeitura e do Estado concluíram que o Expresso Tiradentes chegaria ao ponto final, no extremo da Zona Leste, já saturado pelo excesso de passageiros. Esse dado consta de relatório do urbanista Candido Malta, contratado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos para fazer a revisão do Pitu (Plano Integrado de Transportes Urbanos), segundo noticiou a Folha.
O estudo foi entregue ao Estado em dezembro. Com a troca dos ônibus pelo metrô leve, aumenta a capacidade de transporte na linha. Cada composição do metrô leve poderá levar até mil pessoas de cada vez, contra cerca de cem dos ônibus convencionais. Segundo estimativa da prefeitura e do Estado, juntos, o Expresso Tiradentes e o ramal Oratório da linha 2 do metrô, que teriam funções complementares, transportariam no máximo 240 mil pessoas ao dia. No metrô leve, serão 450 mil. Dessa forma, o ramal Oratório não será mais implantado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de abril de 2009

Categoria: Geral


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