O Distrito Federal tem, atualmente, 1,72 milhão de carros em circulação. E essa frota cresce 1% ao mês, pelas contas do Detran. É muito carro pra pouca vaga, constata reportagem do DFTV. O número de multas por estacionamento irregular cresceu nos últimos três anos. Em 2006, foram 72 mil. Em 2007, 93 mil, e no ano passado, 117 mil.
A área central de Brasília tem 30 mil vagas para estacionamento; 15 mil a menos que o ideal. E o resultado é todo tipo de irregularidade. Até o dia 20 deste mês, foram aplicadas quase 27 mil multas.
Tem carro em cima da calçada, em fila dupla, ao lado da placa de proibido estacionar. Na 506 Sul, uma loja ocupa parte das vagas com correntes, e um aviso. Ao lado, há tapumes e pedaços de madeira no chão. Já o dono de um bar usa mesas e cadeiras para evitar que os carros estacionem.
De acordo com o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o projeto de construção das garagens subterrâneas, em parceria com empresas privadas, está parado. Se em 30 dias não avançar, ele vai propor que as vagas de superfície sejam pagas. "Se essa parceira público-privada não sair do papel, o governo precisa liberar o Zona Azul pra gente disciplinar a bagunça no centro".
O motorista que guarda a vaga com cones ou correntes pode ser multado. A infração varia de leve a grave.
Fonte: DFTV 2ª Edição, 30 de abril de 2009

Urbs antecipa novo contrato (27/04/2009)

A Urbs, empresa da prefeitura de Curitiba responsável pelo transporte na cidade, prorrogou o contrato com a Consilux, que gerencia os radares na capital, antes da liminar do Tribunal de Contas (TC) do (...)

Guardadores faturam até R$ 4,5 mil (03/05/2009)