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Após 11 anos, cerca de R$ 950 milhões investidos e só um terço dos 33 km previstos entregues, o antigo Fura-Fila, hoje Expresso Tiradentes, deixará de ser um corredor exclusivo para ônibus e dará lugar a um metrô leve (tipo de metrô de superfície), operado pelo Metrô, nos 22,3 km que faltam. Conforme veiculou a Folha, o metrô leve (VLT, Veículo Leve sobre Trilhos) será construído no trecho a partir da Vila Prudente, bairro da Zona Leste. A mudança da concepção do projeto, que ligará o Centro à Cidade Tiradentes, no extremo leste, enterra a ideia do Fura-Fila como corredor exclusivo de ônibus, como foi gestado no governo Celso Pitta (1997-2000).
As alterações foram anunciadas no final de abril por Kassab e pelo governador José Serra, que relacionaram uma lista do que consideram vantagens do metrô leve sobre o corredor de ônibus. Uma das principais, segundo eles, é que com o mesmo valor da tarifa do metrô o passageiro poderá tomar o VLT em Cidade Tiradentes e chegar ao Centro em 50 minutos, contra duas horas no corredor. Hoje, essa viagem chega a três horas e meia.
Até Cidade Tiradentes, pelo projeto antigo, o Fura-Fila cruzaria mais de 25 semáforos. Já o metrô leve circulará em vias elevadas, com paradas a cada quilômetro e uma estação de integração ônibus-metrô-veículo leve na Vila Prudente.
A previsão é que o primeiro trecho do novo Expresso Tiradentes, entre Vila Prudente e São Mateus, de 12,8 km, fique pronto até o final de 2010. O trecho seguinte, até Cidade Tiradentes, terminará, afirmou o prefeito, em 2012.
A adoção do novo modelo vai resultar também no abandono do projeto de construção do ramal Oratório da linha 2 do Metrô, de 2,1 km, que, segundo Serra, teria um traçado igual ao do Expresso Tiradentes.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de abril de 2009

Categoria: Geral


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