As vendas de veículos em abril nos Estados Unidos provavelmente foram as piores em quase 30 anos, segundo dados preliminares divulgados dia 1º de maio, um dia depois do pedido de concordata da Chrysler. A japonesa Toyota teve a maior queda entre as grandes do mercado norte-americano, com 42%, seguida pela Nissan, com 38%. As vendas da Ford caíram 32%, menos que as da GM, 34% de queda. A Honda viu uma redução de 25%, informa a agência Reuters.
Funcionários da Ford disseram que a economia dos EUA parece estar tocando no fundo do poço, já que a confiança do consumidor apresentou recuperação. A montadora espera que as vendas voltem a subir no segundo semestre.
A forte queda nas vendas de abril já era esperada, e a falta de demanda levou o Cerberus Capital Group, dono da Chrysler, a pedir a concordata da empresa e anunciar um acordo operacional com a italiana Fiat.
A GM, que a exemplo da Chrysler recebeu ajuda federal, no seu caso um empréstimo de US$ 15,4 bilhões, enfrenta pressões similares. Pelo plano de recuperação do governo, a empresa tem mais um mês para obter o aval de acionistas e sindicatos para cortar seus custos.
O setor automobilístico dos EUA em geral responde por até um quinto do varejo no país, e é um dos primeiros indicadores de demanda a cada mês. Tanto a GM quanto a Chrysler já anunciaram a paralisação de fábricas para poder desovar os estoques.
Fonte: agência Reuters, 1º de maio de 2009

Urbs antecipa novo contrato (27/04/2009)

A Urbs, empresa da prefeitura de Curitiba responsável pelo transporte na cidade, prorrogou o contrato com a Consilux, que gerencia os radares na capital, antes da liminar do Tribunal de Contas (TC) do (...)

Guardadores faturam até R$ 4,5 mil (03/05/2009)