Ao todo, atualmente há 17.857 vagas que, se for respeitado o tempo máximo de permanência, se transformam em 81.477, já que há uma rotatividade em prazos de uma, duas ou cinco horas. Em alguns bairros, como o Santa Efigênia, Região Leste da capital, motoristas acabam não encontrando local para estacionar e se rendem aos guardadores que ficam nas ruas e oferecem vagas. Muitos deles chegam a fazer acordos mensais com quem trabalha próximo aos locais onde atuam. Os motoristas pagam mensalidades e até deixam as chaves do carro com o guardador, constata reportagem do Hoje em Dia.
O estacionamento rotativo, segundo a BHTrans, é implantado em locais onde a quantidade de veículos que precisam estacionar é maior que o número de vagas disponível. A proposta é garantir rotatividade e possibilidade de que mais veículos utilizem uma mesma vaga.
No último mês, para possibilitar tal rotatividade, 864 novas vagas para estacionamento em 29 quarteirões entraram em vigor nos bairros Santa Efigênia e Funcionários, próximos â Região Hospitalar. Em 11 quarteirões, a BHTrans modificou o tempo de permanência de cinco para duas horas, e, em outros dois, de duas para uma hora
A estimativa do órgão que gerencia o trânsito na capital é que, com essas mudanças, mais 3.250 veículos consigam estacionar na região diariamente. Outra função desses novos estacionamentos, de acordo com a BHTrans, é estimular que os trabalhadores da área usem o transporte público ou estacionamentos particulares, o que acaba não acontecendo devido à qualidade do transporte coletivo, que leva os motoristas a preferirem se deslocar usando veículos próprios.
Fonte: Hoje em Dia (BH), 1º de julho de 2010

Rotativo é implantado em Mongaguá (06/07/2010)

A partir do dia 12 de julho, Mongaguá, no litoral paulista, terá estacionamento rotativo de veículos, a Zona Azul, em trechos do Centro e do Bairro Agenor de Campos. Os cartões, com validade de uma ho (...)

Engarrafamentos do Rio na berlinda (06/07/2010)