Resolver problemas de espaço, fomentar a arrecadação e dificultar o uso de veículos particulares no centro das grandes cidades. Estes são os motivos pelos quais os municípios estão optando por terceirizar estacionamentos, com a contratação de empresas para instalação de parquímetros - máquinas que emitem cartões de estacionamento. Segundo o Jornal de S. Catarina, Gaspar e Itajaí estão a caminho de implementar novos sistemas controladores da rotatividade em espaços mais requisitados. Em Itajaí, a previsão é que comece a funcionar em julho. Gaspar prevê que o novo sistema seja implantado até outubro.
Joinville e Florianópolis já dispõem do novo sistema. Para o engenheiro de tráfego da Furb, José Nuno Wendt, a privatização é uma resposta à massificação de veículos particulares. Segundo ele, como a lei de oferta e procura, atualmente há mais carros do que vagas existentes para estacionar.
Em Gaspar, o projeto de remodelação do chamado Rotativo Gaspar foi aprovado semana passada. Ele dá respaldo para a prefeitura abrir licitação para contratar uma empresa e instalar os parquímetros. Não serão colocados monitores e a fiscalização será feita pela Guarda Municipal de Trânsito, que receberá reforço de efetivo. A informação é do diretor adjunto de Trânsito, Pedro da Silva. O quadro de agentes passará de 11 para 20 profissionais, segundo ele. Serão 346 vagas de estacionamento, devidamente numeradas, que estarão sob a guarda dos parquímetros.
Em Itajaí, a licitação está pronta e só falta assinar o contrato com a empresa vencedora. Conforme o coordenador de Trânsito, José Ferreira, serão 52 equipamentos, espalhados a cada 50 metros, no Centro da cidade. Os motoristas precisarão pagar com moedas e cada hora valerá R$ 1.
Fonte: Jornal de S. Catarina (Blumenau), 29 de junho de 2010

Rotativo é implantado em Mongaguá (06/07/2010)

A partir do dia 12 de julho, Mongaguá, no litoral paulista, terá estacionamento rotativo de veículos, a Zona Azul, em trechos do Centro e do Bairro Agenor de Campos. Os cartões, com validade de uma ho (...)

Engarrafamentos do Rio na berlinda (06/07/2010)