Em uma década - de 1998 a 2008 -, a frota de veículos de Belo Horizonte cresceu 552%, atingindo quase 1,1 milhão. Um estudo inédito da BHTrans mediu os reflexos deste aumento no trânsito da capital e constatou que a quantidade de veículos que trafegam na área central aumentou 20,7% das 6 às 20 horas. A medição foi feita em 15 avenidas e ruas que servem de ligação ao Centro da capital, informa o jornal Hoje em Dia.
Em 1998, Belo Horizonte tinha 167.836 veículos e atualmente são 1,094 milhão. De acordo com o Detran, em julho foram emplacados em Minas 19.948 veículos novos, uma média de 643 por dia. Em agosto, caiu para 15.011 e em setembro o número de veículos novos passou para 17.744, uma média de 591 por dia, considerando os sábados e domingos do mês.
Além dos congestionamentos cada vez maiores, o transporte coletivo também está sofrendo os efeitos do aumento. A velocidade média dos ônibus no período da tarde na área central de Belo Horizonte caiu de 18 para 16,5 km por hora, com 8,4% de redução. No período da manhã, a queda foi de 6,5%.
A Avenida Raja Gabaglia foi a que teve o maior crescimento de tráfego, 48,2% em dez anos. Em 1997, passavam no horário de 6 às 20 horas 18.239 carros. A medição realizada no ano passado já contabilizava 27.031 veículos.
Fonte: Hoje em Dia (BH), 3 de outubro de 2008

Abuso na hora de estacionar (02/10/2008)

A cada uma hora e meia no Distrito Federal, um motorista é multado por ter parado ou estacionado em local proibido. A média mensal desse tipo de irregularidade nas vias é 29,2% maior que a do ano pass (...)

Perigo nos corredores de ônibus (02/10/2008)