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A pesquisa Origem/Destino realizada pelo Metrô de São Paulo revela que o condutor perde 33 minutos por viagem de carro na capital paulista. De acordo com o estudo, são cinco minutos a mais desde 1997, quando foi registrado o maior crescimento em dez anos. A Folha de S. Paulo ressalta que os usuários de transporte coletivo não ficaram fora do levantamento: os trajetos percorridos pelo transporte público levam em média 77 minutos, representando um crescimento de 13%.
O rodízio de veículos criado em 1997, a expansão dos corredores de ônibus e a inauguração dos 11 km de metrô não foram suficientes para melhorar o trânsito. Com a criação do rodízio municipal de veículos, 20% dos automóveis deixaram de circular diariamente pelas ruas e avenidas de São Paulo, mas a cidade recebeu um aumento de 31% entre 1997 e 2007.
Economista e pesquisador em alternativas para transportes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Gomide afirma o trânsito seria muito pior sem o rodízio ou os corredores de ônibus. Já o professor de engenharia de transportes da USP Cláudio Barbieri acha que a ocupação desordenada da cidade influencia na organização do fluxo dos veículos. "Quem cuida da ocupação não olha pro trânsito, quem cuida do trânsito não olha pra ocupação" conclui.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de outubro de 2008

Categoria: Geral


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