Embora não haja estatísticas oficiais, reportagem do jornal norte-americano New York Times, traduzida pela Folha Online, informa que é crescente o número de acidentes fatais ocorridos enquanto mensagens de celular são enviadas por motoristas, pessoas que atravessam a rua ou realizam alguma outra atividade.
Nos EUA, em junho, 75 bilhões de mensagens de texto foram enviadas, enquanto que em junho de 2005 totalizaram 7,2 bilhões, segundo a CTIA (Associação de Empresas de Serviços Sem Fio, na sigla em inglês), principal grupo do setor. Segundo uma pesquisa realizada pela a associação, quatro entre dez adolescentes dizem ser capazes de enviar mensagens de olhos vendados.
A CPUC (Comissão dos Serviços Públicos da Califórnia) anunciou no mês passado uma medida de emergência que bane temporariamente o uso de dispositivos portáteis por encarregados de dirigir trens. A proibição entrou em vigor após investigadores federais analisarem a influência de um torpedo enviado por um condutor que esteve no acidente ferroviário mais fatal dos EUA em quatro décadas.
Uma pesquisa recente realizada pela empresa de seguros Nationwide Insurance com 1.503 motoristas mostrou que quase 40% das pessoas com 16 a 30 anos de idade dizem ter enviado mensagens enquanto dirigiam. Em agosto, a Verizon começou a oferecer um serviço que bloqueia o envio de mensagens durante certas horas do dia.
Um grupo que representa médicos de prontos-socorros dos EUA divulgou em julho uma campanha de combate às mensagens de texto enviadas durante a execução de outras tarefas, destacando a relação delas com o aumento no número de acidentes e mortes verificados em salas de emergência do país.
Fonte: Folha Online, 1º de outubro de 2008

Abuso na hora de estacionar (02/10/2008)

A cada uma hora e meia no Distrito Federal, um motorista é multado por ter parado ou estacionado em local proibido. A média mensal desse tipo de irregularidade nas vias é 29,2% maior que a do ano pass (...)

Perigo nos corredores de ônibus (02/10/2008)