A cada uma hora e meia no Distrito Federal, um motorista é multado por ter parado ou estacionado em local proibido. A média mensal desse tipo de irregularidade nas vias é 29,2% maior que a do ano passado. Em 2008, os agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e os soldados da Polícia Militar fizeram 10.064 autos de infração por mês. Em 2007, foram 7.789 a cada 30 dias. Segundo o jornal Correio Braziliense, três motivos explicam o aumento dos flagrantes: o crescimento da frota, o número insuficiente de vagas regulares e, principalmente, aumento da fiscalização.
O argumento dos motoristas para as irregularidades é sempre o mesmo: a falta de estacionamento. Nas quadras residenciais, a queixa dos moradores também não muda. Entre as quadras residenciais visitadas pela reportagem do Correio, a 202 Sul está entre as piores quando o assunto é estacionamento irregular. Entre os blocos G e Q, os moradores têm dificuldade para entrar e sair da área porque os carros ficam parados junto ao canteiro central, nas curvas e até em locais para deficientes e idosos. Durante a semana, o movimento começa às 9h e só pára às 17h.
As reclamações referentes a estacionamento em local proibido não estão restritas ao Plano Piloto, onde os pontos mais críticos se situam no centro de Brasília, como nos setores Comercial e Bancário. Segundo o gerente de fiscalização do Detran, Silvaim Fonseca, as queixas também chegam de cidades como Ceilândia, Taguatinga, Guará, Gama e Sobradinho, antes consideradas tranqüilas.
Fonte: Correio Braziliense (DF), 2 de outubro de 2008

Perigo nos corredores de ônibus (02/10/2008)

Em cada cinco atropelamentos com morte registrados em São Paulo um é provocado por ônibus. Proporcionalmente, esses veículos - que compõem apenas 1% da frota motorizada da Capital - matam mais pedestr (...)

Juiz suspende radares em São Paulo (07/10/2008)