Desde o dia 1º de outubro, os 150 mil caminhões que circulam pela capital paulista têm de passar pela inspeção veicular obrigatória. A checagem é realizada no mesmo período utilizado para o licenciamento dos veículos, de acordo com o final da placa. Segundo informações do portal de notícias G1, os motoristas de caminhões com placas final 1 e 2 devem comparecer ao posto de inspeção, no Jaguaré. Caso contrário, serão multados.
Apesar de produzir 30% de toda a poluição de carros na cidade, os veículos a diesel são apenas 5% da frota da capital e os caminhões são os que mais utilizam esse combustível.
A checagem tem duas fases: primeiro os técnicos analisam se o caminhão tem vazamento de óleo e de água, além da cor da fumaça emitida; depois, o inspetor insere uma sonda no escapamento e acelera de sete a dez vezes para saber a quantidade de gases poluentes emitidos no ar. A inspeção dura em média sete minutos.
O motorista tem 30 dias para resolver os problemas listados e retornar para novos testes. Se não for detectado nenhum defeito, o condutor ganha um comprovante e está liberado para realizar o licenciamento.
Desde maio deste ano - quando a inspeção obrigatória foi iniciada - até hoje, dez mil veículos já passaram pela checagem e 80% foram aprovados.
Fonte: portal G1, 1º de outubro de 2008

Categoria: Cidade

Abuso na hora de estacionar (02/10/2008)

A cada uma hora e meia no Distrito Federal, um motorista é multado por ter parado ou estacionado em local proibido. A média mensal desse tipo de irregularidade nas vias é 29,2% maior que a do ano pass (...)