Levantamento feito pela empresa Maplink, que registra o tráfego de São Paulo em um serviço paralelo ao da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mostra que o trânsito após o fim das férias de julho deste ano ficou, em média, 22% pior do que na volta às aulas do mesmo período no ano passado. Os dados se referem ao horário de pico da manhã (das 7h às 10h). No pico da tarde, a piora em relação a 2011 foi de 18%, ressalta o jornal Estado de S. Paulo.
Em números, os primeiros cinco dias de aula neste ano (entre quarta-feira da semana passada e a última terça) registraram média de 226,2 km de congestionamento. No ano passado, a média foi de 184,8 km (o aumento é de 41,4 km). À tarde, o aumento em quilômetros é um pouco maior, 44 km, embora porcentualmente o crescimento tenha sido menor.
A CET estima que o período de férias seja responsável por uma redução de 20% no número de viagens feitas dentro da cidade de São Paulo. "A atual frota circulante gira em torno de 3,8 milhões de veículos. A diminuição dos índices de lentidão nos meses de férias não está condicionada apenas ao recesso escolar. Há uma maior incidência de pessoas que saem de férias nesse período e há instituições que dão férias coletivas para seus funcionários. Há também viagens de interesse em torno de escolas e empresas que, no período de férias dessas instituições, tendem a cair", diz a companhia.
Segundo os dados da CET, a lentidão durante as férias ficou maior neste ano: média de 48 km, ante 45 registrados em julho passado.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de agosto de 2012

Bilhete único sem taxa (09/08/2012

A Federação das Empresas de Transporte (Fetranspor) voltou atrás e decidiu dia 8 de agosto suspender a taxa de 3% sobre o valor da recarga do Riocard e do Bilhete Único Carioca (BUC). A cobrança estav (...)

No Mercadão, fila de uma hora e meia (14/08/2012)