O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou, no Diário Oficial da União do dia 10, resolução sobre a implantação do Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) ou chip automotivo em todo o País. Dispositivo deverá auxiliar a fiscalização dos automóveis, como velocidade, pagamento de licenciamento e rodízio municipal, explica o InfoMoney.
A instalação do sistema, que possui tecnologia similar ao do Sem Parar, será obrigatória para todos os veículos da frota nacional. A partir de 1º de janeiro de 2013, os carros novos já deverão sair de fábrica com o dispositivo, já o prazo para que toda frota tenha o chip é 30 de junho de 2014.
Segundo o Contran, estudos revelam que o chip poderá custar até R$ 10, mas o preço final ainda não está definido. O custo para a implantação do chip será de responsabilidade do proprietário do automóvel e poderá ser cobrado junto com o licenciamento.
Instalação
O dispositivo será instalado no parabrisas dos veículos de passeio para facilitar a identificação, mas outros veículos poderão ter o chip em local diferente, como motos, carretas etc.
De acordo com a publicação, terminado o prazo para implantação total do dispositivo, os veículos sem o chip não poderão circular.
Fonte: site InfoMoney, 10 de agosto de 2012

Bilhete único sem taxa (09/08/2012

A Federação das Empresas de Transporte (Fetranspor) voltou atrás e decidiu dia 8 de agosto suspender a taxa de 3% sobre o valor da recarga do Riocard e do Bilhete Único Carioca (BUC). A cobrança estav (...)

No Mercadão, fila de uma hora e meia (14/08/2012)