Para aumentar ainda mais a segurança na travessia de pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai ampliar o projeto de avanço de calçadas, que já está em 77 ruas de São Paulo. A medida inclui uma pintura azul no asfalto e cones fixos com faixas refletivas para delimitar o aumento da área do passeio. Com isso, a pessoa leva menos tempo para fazer a travessia em curvas ou cruzamentos movimentados. A ideia foi trazida de Nova York, destaca O Estado.
Segundo a CET, um novo lote está programado, mas os endereços não foram divulgados. Conhecido como "puxadinhos" azuis para calçadas, o projeto começou a ser testado em agosto do ano passado, no Largo do Paiçandu, esquina com a Rua Capitão Salomão, no centro. Aos poucos, passou a ocupar outros locais.
Os motoristas que desrespeitam a nova área são multados. A infração é considerada gravíssima e rende multa de R$ 574,61, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agentes de trânsito têm monitorado os locais com os novos equipamentos. Repercussão
A sinalização para os pedestres está em toda parte: na Alameda Jaú com a Avenida Rebouças, nos Jardins, na Rua Bresser com a Rua Pires do Rio, na zona leste, e na Rua Duarte de Azevedo com a Voluntários da Pátria, zona norte. Quem passa perto dos avanços de calçadas acha que a estrutura pode ter data de validade. "Para falar a verdade não acho que vai durar tanto tempo. Esses cones vão acabar sendo destruídos por caminhões e outros carros", diz o eletricista Maurício Correia.
Já a decoradora Sueli Pereira Costa se sente protegida como pedestre, mas achou os cones exagerados. "São feios e para mim bastava só a faixa azul."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de agosto de 2012

Bilhete único sem taxa (09/08/2012

A Federação das Empresas de Transporte (Fetranspor) voltou atrás e decidiu dia 8 de agosto suspender a taxa de 3% sobre o valor da recarga do Riocard e do Bilhete Único Carioca (BUC). A cobrança estav (...)

No Mercadão, fila de uma hora e meia (14/08/2012)