Parking News

Chegaram as férias escolares. Com mais tempo livre, crianças têm oportunidade de passear e brincar ao ar livre. Pensando nisso, a Escola Prática de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) elaborou uma série de dicas para garantir a segurança das crianças nas vias públicas durante o período de lazer. A informação é do portal G1.
"A segurança das crianças é o nosso principal objetivo. Queremos que as orientações não sejam esquecidas nesse período de maior relaxamento", diz a coordenadora de educação no trânsito do DER, Maria Lúcia Kutianski.
Uma das dicas da coordenadora é para as famílias que pretendem viajar nas férias. "Em viagens de carro ou mesmo passeios com a família é fundamental lembrar da utilização do cinto de segurança e dos assentos específicos para crianças, de acordo com o peso e a idade".
As caminhadas pelo bairro também merecem alguns cuidados, como manter a criança sempre longe do meio-fio e segurá-la pela mão ao fazer a travessia das ruas, que deve ser feita sempre em locais apropriados, respeitando a sinalização e com boa visibilidade.
Maria Lúcia destaca que as atividades ao ar livre devem ser praticadas em locais seguros, como o quintal de casa, parques ou outros lugares apropriados, sem fluxo de veículos. "Deve-se evitar brincar com skates, bolas e pipas nas vias públicas, mesmo nas calçadas, porque há risco", afirmou.
As bicicletas também têm lugar apropriado. "Os locais ideais são os parques e as ciclovias, sempre na companhia de um adulto. Sem esquecer, é claro, dos equipamentos de segurança como o capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas, que reduzem o risco de ferimentos em caso de quedas", disse a coordenadora.
Dicas para garantir uma viagem de férias segura
- Não deixe crianças soltas dentro dos veículos em movimento
- Crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no bebê conforto
- Crianças entre um e quatro anos deverão ser transportadas nas cadeirinhas
- Crianças entre quatro e sete anos deverão ser transportadas em cadeirão ou em assento de elevação
- Crianças com idade entre sete e dez anos deverão ficar no banco traseiro, sempre usando o cinto de segurança
- Crianças acima de dez anos poderão ser transportadas no banco da frente, usando o cinto de segurança.
Fonte: portal G1, 3 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vaga reservada (03/07/2009)

Os shoppings de São Paulo estarão sujeitos a multa diária se não fiscalizarem a utilização das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, noticia a Folha de S. Paulo. Os estabelecimentos vão (...)

Começa o rotativo virtual em Recife (1º/07/2009)

O Zona Azul Eletrônico entrou em funcionamento dia 1º de julho de forma experimental no Bairro do Recife. O sistema vai permitir que os motoristas que precisam estacionar pelas ruas do bairro, onde há (...)

CET interta Avenida Tiradentes (03/07/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou, dia 3 de julho, o acesso à Marginal do Tietê pela Avenida Tiradentes, na zona norte da Capital. A via ficará fechada por cerca de uma semana no t (...)

Reajuste é suspenso, z CET-SP (1º/07/2009)

O reajuste do preço da folha de Zona Azul foi suspenso, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP). Ainda de acordo com a empresa pública de trânsito, o aumento era previsto

Cidadão pode denunciar irregularidade (02/07/2009)

Postos oficiais de venda de talão da Zona Azul chegam a cobrar até R$ 2,50, bem acima do R$ 1,80 previsto na tabela. O motorista pode denunciar a cobrança abusiva por telefone ou no site da CET