Parking News

Auxiliar a baliza, vigiar e lavar o carro, atividades desempenhadas em conjunto pelos flanelinhas, passaram a ser trabalho formal regulamentado no Distrito Federal, segundo decreto que seria publicado dia 6 de julho. Os serviços são opcionais, explicita o texto. Fica proibido coagir o motorista ao pagamento, usar álcool e drogas durante o trabalho e prestar o serviço em área de estacionamento irregular. Quem descumprir pode receber punições como advertência verbal e cassação do direito de explorar o trabalho, explica a Folha de S. Paulo.
Para exercer a função, não bastam anos de prática: os flanelinhas terão que se submeter a curso de capacitação que pode eliminá-los da atividade. As aulas incluirão noções básicas de cidadania, obrigações profissionais, trânsito e relações humanas no trabalho. Aprovados, receberão uniforme e crachá. Se cometerem irregularidades, podem ser descredenciados - a fiscalização será realizada pelo governo do Distrito Federal. Eles também terão de se cadastrar.
O decreto tem uma preocupação ambiental. Prevê que, em um ano, os flanelinhas estarão proibidos de lavar carros com água - limpeza só a seco. O flanelinha Raimundo da Silva Neto acha que a medida vai impedir a ação de quem é mal intencionado.
A profissão existe desde que uma lei federal foi sancionada em 1975 e regulamentada dois anos depois. Só agora, porém, o governo determinou normatização local e fiscalização. Por essa lei, o registro é dado após apresentação de documentos, como certidão negativa de cartório criminal e prova de quitação no serviço militar.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vaga reservada (03/07/2009)

Os shoppings de São Paulo estarão sujeitos a multa diária se não fiscalizarem a utilização das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, noticia a Folha de S. Paulo. Os estabelecimentos vão (...)

Começa o rotativo virtual em Recife (1º/07/2009)

O Zona Azul Eletrônico entrou em funcionamento dia 1º de julho de forma experimental no Bairro do Recife. O sistema vai permitir que os motoristas que precisam estacionar pelas ruas do bairro, onde há (...)

CET interta Avenida Tiradentes (03/07/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou, dia 3 de julho, o acesso à Marginal do Tietê pela Avenida Tiradentes, na zona norte da Capital. A via ficará fechada por cerca de uma semana no t (...)

Reajuste é suspenso, z CET-SP (1º/07/2009)

O reajuste do preço da folha de Zona Azul foi suspenso, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP). Ainda de acordo com a empresa pública de trânsito, o aumento era previsto

Cidadão pode denunciar irregularidade (02/07/2009)

Postos oficiais de venda de talão da Zona Azul chegam a cobrar até R$ 2,50, bem acima do R$ 1,80 previsto na tabela. O motorista pode denunciar a cobrança abusiva por telefone ou no site da CET