Começou dia 1º de julho o licenciamento de veículos com placa final 4. Os proprietários têm até o último dia útil deste mês para pagar pela renovação do documento referente ao ano de 2009. A taxa custa R$ 53,83, lembra o site InfoMoney.
De acordo com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), o licenciamento deve ser feito até o último dia útil do mês correspondente ao final da placa do veículo, de acordo com o calendário abaixo:
Final da placa/Prazo final
1 - 30 de abril
2 - 29 de maio
3 - 30 de junho
4 - 31 de julho
5 e 6 - 31 de agosto
7 - 30 de setembro
8 - 30 de outubro
9 - 30 de novembro
0 - 31 de dezembro

O que é preciso para realizar o licenciamento?
O proprietário do veículo ou seu representante legal (devidamente constituído) deve apresentar um documento de identidade, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), os comprovantes das taxas pagas (incluindo o Dpvat) e o documento do ano anterior.
O cidadão pode optar em fazer o licenciamento no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran (Shoppings Aricanduva e Center Lapa), nas unidades de atendimento do Poupatempo ou pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico, implantado pelo Detran em 1º de abril de 1999.
Este ano, todos os veículos cadastrados no município de São Paulo devem fazer a Inspeção Ambiental Veicular 90 dias antes do prazo final para o licenciamento. De acordo com a prefeitura de SP, cerca de 2,5 milhões de veículos deverão passar pelo programa de inspeção. Quem não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar o veículo em 2009, transferir a propriedade, mudar o município de registro, alterar características ou categoria, expedir a 2ª via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), em qualquer situação, e inserir ou baixar gravames, quando necessária a expedição de novo CRV.
Além de todos esses impedimentos, o proprietário estará sujeito a receber multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação, penalidades correspondentes à infração gravíssima.
Fonte: InfoMoney, 1º de julho de 2009

Vaga reservada (03/07/2009)

Os shoppings de São Paulo estarão sujeitos a multa diária se não fiscalizarem a utilização das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, noticia a Folha de S. Paulo. Os estabelecimentos vão (...)

Começa o rotativo virtual em Recife (1º/07/2009)