Parking News

Começaram a valer dia 1º de julho, nacionalmente, três resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) - uma delas, a 300, regulamenta quais exames passam a ser necessários para que motoristas envolvidos em acidentes graves voltem a dirigir. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nesses casos, ficará automaticamente suspensa até que o condutor refaça todas as provas, destaca O Estado de S. Paulo.
As outras duas resoluções, as de números 316 e 317, já foram publicadas e passam a ter efeito também hoje. Elas estabelecem novas exigências de segurança para veículos de transporte coletivo de passageiros, urbanos e rodoviários. Entre essas regras, passa a ser obrigatório que os veículos ostentem faixas refletivas, como já ocorre atualmente com caminhões. Há, ainda, novas exigências para espaços entre bancos e saídas de emergência.
No caso da Resolução 300, a reciclagem obrigatória para os envolvidos em ocorrências graves já é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - a norma apenas ratifica a aplicação da lei, em vigor desde 1997. A resolução não explica de maneira clara o que é um "acidente grave", juízo que ficará a critério dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), de acordo com especialistas em trânsito e integrantes do Contran.
Segundo Cyro Vidal, presidente da Comissão de Trânsito e Transportes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB-SP), e especialista na área, a Resolução 300 fala em "envolvidos" em acidentes de trânsito - o que não significa apenas os culpados. Assim, sempre a critério das autoridades, até mesmo vítimas podem ter de refazer um ou mais exames, porque traumas psicológicos podem prejudicar a capacidade de condução posteriormente a acidentes.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º de julho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vaga reservada (03/07/2009)

Os shoppings de São Paulo estarão sujeitos a multa diária se não fiscalizarem a utilização das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, noticia a Folha de S. Paulo. Os estabelecimentos vão (...)

Começa o rotativo virtual em Recife (1º/07/2009)

O Zona Azul Eletrônico entrou em funcionamento dia 1º de julho de forma experimental no Bairro do Recife. O sistema vai permitir que os motoristas que precisam estacionar pelas ruas do bairro, onde há (...)

CET interta Avenida Tiradentes (03/07/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou, dia 3 de julho, o acesso à Marginal do Tietê pela Avenida Tiradentes, na zona norte da Capital. A via ficará fechada por cerca de uma semana no t (...)

Reajuste é suspenso, z CET-SP (1º/07/2009)

O reajuste do preço da folha de Zona Azul foi suspenso, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP). Ainda de acordo com a empresa pública de trânsito, o aumento era previsto

Cidadão pode denunciar irregularidade (02/07/2009)

Postos oficiais de venda de talão da Zona Azul chegam a cobrar até R$ 2,50, bem acima do R$ 1,80 previsto na tabela. O motorista pode denunciar a cobrança abusiva por telefone ou no site da CET