A restrição à circulação de ônibus fretados em parte do centro expandido de São Paulo, anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab, vai afetar empresas, hospitais e até mesmo o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, segundo a Folha de S. Paulo.
O Palácio dos Bandeirantes fica no Morumbi (zona oeste), fora da área de restrição, mas 6 dos 12 ônibus alugados para o transporte de 400 funcionários passam pela região de circulação limitada.
O caso está longe de ser uma exceção. Segundo o Transfretur (sindicato das empresas de fretamento), 30% das empresas com mais de cem funcionários contratam ônibus para o transporte de funcionários.
"As empresas optam pelo fretamento porque ele aumenta a produtividade do funcionário. Ele vai dormindo no ônibus, lendo. Chega à empresa descansado. Não é como no metrô ou no ônibus comum, onde ele vai apertado", disse Jorge Miguel dos Santos, diretor-executivo do Transfretur.
O hospital Albert Einstein, no Morumbi, o banco Real e a Braskem, ambos na marginal Pinheiros, confirmaram à Folha que contratam serviços de fretamento para o transporte de seus funcionários.
O hospital Santa Catarina, na Avenida Paulista, portanto localizado dentro da área de restrição, informou que não contrata o serviço, mas que parte de seus funcionários usa o sistema por conta própria - custa, em média, R$ 245,00 por mês por passageiro.
O ônibus fretado tem a imagem de ser um serviço adotado apenas por pessoas de alto poder aquisitivo. A pesquisa Origem/Destino do Metrô, porém, apontou queda na renda média do usuário do serviço entre 1997 e 2007.
Adaptações
A assessoria da Casa Civil do governo do Estado informou que já está sendo estudada uma adaptação no serviço de transporte dos servidores para enquadramento nas novas regras definidas pela prefeitura.
O Real, a Braskem e o hospital Albert Einstein informaram que foram apanhados de surpresa pela decisão da prefeitura e que vão estudar como se adaptar às novas regras.
Outro caso é o do shopping Pátio Higienópolis, na região central, que oferece duas linhas de micro-ônibus para transporte de usuários a regiões próximas. Funcionários também utilizam o serviço.
Como fica dentro da área de restrição, o serviço será proibido. A assessoria do shopping informou que a empresa vai primeiro "entender as diretrizes da prefeitura, se adaptar e avaliar os procedimentos que deve tomar a partir daí".
Os ônibus das empresas aéreas que transportam passageiros entre os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Congonhas (zona sul) também se enquadram nas restrições anunciadas pelo governo.
Exceções
A prefeitura já estipulou algumas exceções às regras de restrição a fretados: ônibus escolares, de turismo e aqueles que transportam passageiros para hotéis e igrejas, seminários, feiras, eventos e atividades de lazer e cultura.
Todos os veículos, porém, terão de se cadastrar na prefeitura com antecedência. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, casos como o do shopping Pátio Higienópolis e o traslado das empresas aéreas podem receber autorização especial para circulação. Caberá à empresa fazer o pedido, que será analisado pelos técnicos da pasta.
Fonte: Folha de S. Paulo, 1º de julho de 2009

Vaga reservada (03/07/2009)

Os shoppings de São Paulo estarão sujeitos a multa diária se não fiscalizarem a utilização das vagas de estacionamento exclusivas para deficientes, noticia a Folha de S. Paulo. Os estabelecimentos vão (...)

Começa o rotativo virtual em Recife (1º/07/2009)