Parking News

O Ministério do Meio Ambiente divulgou dia 15 de setembro um ranking dos automóveis mais poluentes comercializados no País. Apesar de terem um combustível considerado mais limpo, os carros a álcool ocupam oito das 15 piores posições - alguns têm motor "flex". A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.
Foram feitas 250 avaliações de veículos leves produzidos em 2008 - os automóveis "flex", que representam 85% da frota comercializada no País em 2008, tiveram duas avaliações diferentes, uma para gasolina e outra para álcool.
Foram dadas notas de um (piores) a dez (melhores) para a emissão de três gases poluidores - monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio - que não têm efeito sobre o aquecimento do planeta, mas afetam a saúde. Essas notas, chamadas de verdes, não levam em conta a emissão de gás carbônico - CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Apenas oito carros obtiveram notas superiores a nove, liderando a lista dos menos poluentes.
As notas foram baseadas em informações colhidas durante o licenciamento dos veículos. Todos os modelos avaliados observam, portanto, os limites máximos de emissão adotados em 2008. Em janeiro, esses limites tornaram-se mais rigorosos. Novos limites entrarão em vigor em 2014.
Gás carbônico
O ministério também atribuiu pontuação (chamadas notas vermelhas) para a emissão de CO2 (numa escala de cinco a dez). Essas notas, no entanto, não entraram no cálculo para a criação do ranking dos mais poluidores porque foram dadas apenas aos veículos a gasolina. Isso porque o governo considera, seguindo orientação internacional, que a produção do álcool combustível a partir da cana-de-açúcar captura carbono da atmosfera, zerando a emissão de gás carbônico.
Fonte: Folha de S. Paulo, 16 de setembro de 2009

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Prefeitos contrários a novos pedágios (18/09/2009)

As prefeituras e a população do Vale do Paraíba sonham com os benefícios do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio, mas poderão ter de arcar com novas praças de pedágio e restrição de cir (...)

Dez flanelinhas são detidos no Centro (16/09/2009)

Dez flanelinhas foram detidos dia 15 de setembro em uma operação da Secretaria Especial de Ordem Pública, no centro do Rio. De acordo com os fiscais, todos atuavam sem autorização na Avenida Chile e n (...)


Seja um associado Sindepark