A diminuição do preço da passagem de ônibus, metrô ou trem não faria com que o paulistano trocasse o carro pelo transporte público. De acordo com pesquisa do Ibope Inteligência, a pedido do Movimento Nossa São Paulo, apenas 10% dos 805 entrevistados deixariam o carro na garagem e passariam a se locomover de trem, por exemplo, se o valor da tarifa diminuísse. Este percentual cai para 9%, no caso dos ônibus, e para 8%, quando a alternativa ao automóvel é o metrô, destaca o Yahoo Notícias.
Entre os motivos que mais fariam o paulistano optar pelo transporte público estão, no caso do trem, o maior número de linhas (34%), mais conforto (21%) e a diminuição no tempo de espera (18%).
O maior número de linhas também é a motivação mais apontada por aqueles que trocariam o carro pelo metrô (41%), seguida pela melhoria nas condições físicas e mais conforto (26%) e pela diminuição no tempo de espera (11%).
Quanto aos ônibus, entretanto, a melhoria nas condições físicas e mais conforto assumem a primeira posição (37%). Em seguida, estão o maior número de linhas (32%) e a diminuição do tempo de espera (17%).
De modo geral, 28% dos paulistanos concordariam em trocar o carro pelo ônibus todos os dias. Este número é de 13% para o metrô e de 5% para o trem. O contrário, entretanto, é de 7%, 15% e 41% respectivamente, para aqueles que nunca fariam esse tipo de troca.
Já para os que trocariam quase todos os dias ou de vez em quando, nesta ordem, os percentuais são de 17% e 48% para ônibus, de 8% e 63% para o metrô e de 5% e 48% para o trem.
Fonte: Yahoo Notícias, 21 de setembro de 2009

Categoria: Cidade

Prefeitos contrários a novos pedágios (18/09/2009)

As prefeituras e a população do Vale do Paraíba sonham com os benefícios do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio, mas poderão ter de arcar com novas praças de pedágio e restrição de cir (...)