É um aperto só. E um tal de pedir licença. Espaço aqui é escasso. Manhattan é uma ilha com apenas 58 km2, 4% da área da cidade de São Paulo. Sem contar os milhares de turistas, tem uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas. É quase 15% do número de moradores da capital paulista, aponta reportagem do Jornal Nacional.
Assim como São Paulo, também tem muitos carros. E onde estacionar num lugar em que não existe vazio? E, quando ele existe, é proibido parar. O jeito foi empilhar.
Em Manhattan, praticamente não existe estacionamento plano. A maioria tem um carro em cima do outro. E, em um deles, particularmente, para dar conta dos 400 veículos que entram e saem todos os dias, foi montada uma complexa engenharia. O elevador, ao mesmo tempo em que sobe e desce, anda para os lados. Ou pode ter mais de 200 carros suspensos. E, se faltar espaço, ainda resta o telhado.
Em um prédio bonitinho vive um monte carros. E a morada, por 30 dias, não sai por menos de US$ 464, o equivalente a R$ 900,00. Para comprar: R$ 300 mil. E nem adianta pedir para fazerem garagem debaixo da terra. Lá o espaço já está todo ocupado.
O metrô cobre toda a ilha e funciona 24 horas. São dezenas de linhas, que transportam, em média, num dia útil, quase 3 milhões de pessoas. Tudo integrado aos ônibus, que circulam com horário marcado.
Fonte: Jornal Nacional, 18 de setembro de 2009

Prefeitos contrários a novos pedágios (18/09/2009)

As prefeituras e a população do Vale do Paraíba sonham com os benefícios do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio, mas poderão ter de arcar com novas praças de pedágio e restrição de cir (...)

Dez flanelinhas são detidos no Centro (16/09/2009)