O Parlamento francês discutirá na próxima semana a criação de pedágios em áreas urbanas com mais de 300.000 habitantes, medida que busca reduzir a saturação dos centros urbanos e todos os problemas relacionados. O jornal "La Tribune" publicou dia 19 de setembro que uma emenda do senador Louis Nègre para autorizar a cobrança de taxas nos acessos às grandes cidades conta com o apoio do governo.
A agência EFE em Paris destacou que a proposta, que deverá alterar uma lei ambiental em trâmite no Parlamento, diz que só poderão instalar pedágios as aglomerações urbanas cujos municípios que as compõem concordarem com a cobrança.
Para garantir "um máximo de transparência", será necessária a realização de um estudo sobre o impacto da medida e de uma análise das alternativas de transporte existentes (metrô, ônibus, bondes).
Além disso, a autorização final será dada pelo Ministério do Desenvolvimento, cujo titular, Jean-Louis Borloo, já disse que o Executivo é a favor de todos os mecanismos que estimulem o uso do transporte coletivo.
A iniciativa, que poderia ser adotada em cerca de 20 áreas urbanas do país, se sustenta no sucesso de experiências similares em cidades da Suécia, do Reino Unido, da Alemanha e da Itália. Fonte: agência EFE, 19 de setembro de 2009

Prefeitos contrários a novos pedágios (18/09/2009)

As prefeituras e a população do Vale do Paraíba sonham com os benefícios do trem de alta velocidade (TAV) entre São Paulo e Rio, mas poderão ter de arcar com novas praças de pedágio e restrição de cir (...)

Dez flanelinhas são detidos no Centro (16/09/2009)