O trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo deverá ter ao menos oito estações obrigatórias, aponta estudo técnico do projeto entregue dia 2 de abril pela inglesa Halcrow Group ao governo federal. O documento diz que o TAV (Trem de Alta Velocidade) poderá transportar de 8 milhões a 10 milhões de passageiros por ano, segundo apurou a Folha. Serão, no mínimo, 22 mil pessoas viajando todo dia.
Na Grande São Paulo, o projeto prevê paradas na estação Luz, no centro da Capital, e no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.
Campinas, cidade paulista do interior, deverá ter duas estações, uma no aeroporto de Viracopos e outra num ponto da cidade ainda a ser definido. Da Capital, partirá ainda uma linha para São José dos Campos, também no Interior do Estado.
Já no Rio de Janeiro, estão previstas três estações: uma no aeroporto internacional do Galeão, outra no centro da capital (Leopoldina ou Central do Brasil) e uma terceira na região sul Fluminense, a ser escolhida entre as cidades de Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.
O compromisso é de que o trem-bala esteja em operação antes da Copa do Mundo de 2014, por isso o Ministério dos Transportes corre contra o tempo.
Pesquisa de opinião realizada pela Halcrow mostrou que metade dos atuais usuários da ponte aérea Rio-São Paulo está disposta a trocar o avião pelo trem. A justificativa mais forte para a mudança está no fato de que o embarque no trem pode ser feito em pontos centrais. Considerando as operações de embarque e desembarque em aviões, o tempo gasto no percurso entre as capitais será igual nos dois meios de transporte, aposta o governo. O edital do trem-bala exigirá que o trecho seja feito em até 2 horas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 3 de abril de 2009

Três as do mês dentro do ônibus (03/04/2009)

O morador do Grajaú, no extremo Sul da Capital, que trabalha no Centro e depende de transporte público gasta, em média, quatro horas e quatro minutos por dia para ir e voltar. Em um mês, são mais de t (...)

Lentidão atinge também as estradas (03/04/2009)

Os grandes congestionamentos já deixaram de ser a marca registrada apenas das avenidas, eles vêm dominando a paisagem também nas estradas que dão acesso à Capital. Entre 1997 e 2007, a pesquisa Origem (...)

Roubo de veículos cresce no DF (30/03/2009)

O assistente parlamentar Luiz Antônio Gomes não vai esquecer o dia 25 de março de 2009. Era pra ser um dia comum de trabalho no Senado. Mas não foi. "Chegamos, olhamos e falamos: cadê o carro? Nunca p (...)

Vagas especiais são desrespeitadas (31/03/2009)

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 194 multas para motoristas que estacionaram irregularmente em vagas para deficientes físic (...)

Alunos de projeto ajudam crianças desaparecidas (31/03/2009)

Os estudantes do programa Estrada para a Cidadania, da concessionária AutoBan, participaram de uma campanha de ajuda a crianças desaparecidas dia 31 de março.