O assistente parlamentar Luiz Antônio Gomes não vai esquecer o dia 25 de março de 2009. Era pra ser um dia comum de trabalho no Senado. Mas não foi. "Chegamos, olhamos e falamos: cadê o carro? Nunca passou pela minha cabeça, que num local tão movimentado, a 50 metros do Palácio do Planalto e do Ministério da Justiça, e a 20 metros da cúpula do Senado, viesse a ter um veículo furtado", disse Gomes à reportagem do programa DFTV.
Só em fevereiro deste ano, 851 carros foram roubados ou furtados no Distrito Federal. Ceilândia é a cidade com o maior número de registros, seguida de Taguatinga e do Plano Piloto.
Ocorrências desse tipo vêm aumentando: em janeiro de 2007, a média era de 25 carros roubados por dia. Em junho do ano passado, eram 28. Em fevereiro deste ano, a média chegou a 30 por dia.
As estatísticas mostram que o Entorno é o destino preferido das quadrilhas. Foi onde a polícia encontrou, entre janeiro de 2008 e março deste ano, 588 carros que tinham sido roubados no DF. Em primeiro lugar está Luziânia (GO), seguida de Valparaíso (GO), Águas Lindas (GO) e Novo Gama (GO). "Se não existe fiscalização, fica fácil para o indivíduo transitar dois, três ou quatro anos sem apresentar uma documentação que apresente a origem lícita do veículo. Há toda uma facilidade de eles transitarem pelas rodovias da região do Entorno", explica o delegado Moisés Martins.
Fonte: DFTV 2ª Edição, 30 de março de 2009

Três as do mês dentro do ônibus (03/04/2009)

O morador do Grajaú, no extremo Sul da Capital, que trabalha no Centro e depende de transporte público gasta, em média, quatro horas e quatro minutos por dia para ir e voltar. Em um mês, são mais de t (...)

Lentidão atinge também as estradas (03/04/2009)

Os grandes congestionamentos já deixaram de ser a marca registrada apenas das avenidas, eles vêm dominando a paisagem também nas estradas que dão acesso à Capital. Entre 1997 e 2007, a pesquisa Origem (...)

Vagas especiais são desrespeitadas (31/03/2009)

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 194 multas para motoristas que estacionaram irregularmente em vagas para deficientes físic (...)

Alunos de projeto ajudam crianças desaparecidas (31/03/2009)

Os estudantes do programa Estrada para a Cidadania, da concessionária AutoBan, participaram de uma campanha de ajuda a crianças desaparecidas dia 31 de março.