A gorjeta virou obrigação. Quem não contribui com os flanelinhas nos estacionamentos públicos do Distrito Federal corre o risco de, no mínimo, ser hostilizado. Os guardadores de carro têm dominado a relação com os motoristas por meio de ameaças e intimidação. Em alguns pontos, eles são acusados de depredar veículos de quem não costuma despejar moedas e cédulas pela janela, constata o Correio Braziliense.
A população se sente cada vez mais acuada e amedrontada com essa situação. No Setor de Rádio e TV Sul, ao menos 10 flanelinhas tomam conta de um estacionamento próximo à Fundação Nacional do Índio (Funai), com capacidade para cerca de 150 carros. Eles chegam a cobrar R$ 5,00 por semana ou então R$ 30,00 por mês dos usuários. Quem fecha negócio não é perturbado. E ainda tem privilégios, como a garantia de uma vaga, mesmo que em local proibido.
As acusações contra os flanelinhas não se resumem às exigências de gorjeta. Funcionários de prédios próximos ao estacionamento que fica ao lado da Funai dizem que o espaço é utilizado por eles para usar e traficar drogas.
"Se há exigência de pagamento para estacionar em área pública ou intimidação por parte dos flanelinhas, está configurada a extorsão. Mas, para que possamos investigar, as pessoas precisam registrar ocorrência", destacou o delegado-adjunto da 5ª DP, Marco Antônio de Almeida. O crime de extorsão prevê pena de quatro a 10 anos de prisão.
Fonte: Correio Braziliense (DF), 28 de março de 2009

Três as do mês dentro do ônibus (03/04/2009)

O morador do Grajaú, no extremo Sul da Capital, que trabalha no Centro e depende de transporte público gasta, em média, quatro horas e quatro minutos por dia para ir e voltar. Em um mês, são mais de t (...)

Lentidão atinge também as estradas (03/04/2009)

Os grandes congestionamentos já deixaram de ser a marca registrada apenas das avenidas, eles vêm dominando a paisagem também nas estradas que dão acesso à Capital. Entre 1997 e 2007, a pesquisa Origem (...)

Roubo de veículos cresce no DF (30/03/2009)

O assistente parlamentar Luiz Antônio Gomes não vai esquecer o dia 25 de março de 2009. Era pra ser um dia comum de trabalho no Senado. Mas não foi. "Chegamos, olhamos e falamos: cadê o carro? Nunca p (...)

Vagas especiais são desrespeitadas (31/03/2009)

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 194 multas para motoristas que estacionaram irregularmente em vagas para deficientes físic (...)

Alunos de projeto ajudam crianças desaparecidas (31/03/2009)

Os estudantes do programa Estrada para a Cidadania, da concessionária AutoBan, participaram de uma campanha de ajuda a crianças desaparecidas dia 31 de março.