Os especialistas ressaltam que a pesquisa é feita em todos os municípios e muitos deles são de pequeno porte. Mas a situação não é diferente na Capital, onde quase 35% das viagens em transporte individual têm a mesma duração. "Os dados refletem a cultura do automóvel, que é usado para ir à padaria perto de casa", diz o consultor de trânsito Horácio Figueira. Ele acrescenta que, embora aparentemente "inofensivos", os pequenos percursos trazem prejuízo para o trânsito da cidade. "Muitos bairros são pontos de passagem e por isso há reflexos nos demais corredores."
Os especialistas em trânsito também afirmam que muitas vezes o uso abusivo de carros é consequência de falhas estruturais no sistema de transporte coletivo. "Tirando nos corredores, a maioria das linhas tem intervalos de dez minutos; é quase o tempo do trajeto inteiro só no ponto", diz Figueira. O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Jaime Waisman diz também que em muitos bairros não há ligação por linhas de ônibus. Dessa forma, as pessoas precisam pegar um coletivo até outra região e depois retornar para o bairro ao lado.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de abril de 2009