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Apesar de a Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, no Rio de Janeiro, ter vagas regulamentadas pela prefeitura em toda a sua extensão, não existe uma só placa do Rio Rotativo na via. E, em vez de guardadores ditos oficiais, são flanelinhas que atuam na rua. O caso da Domingos Ferreira está longe de ser um exemplo isolado de falta de controle e de informação ao motorista, aponta O Globo. Levantamento feito pela Embrapark - consórcio que vai operar os estacionamentos públicos do Leme a São Conrado a partir de 5 de maio - mostra que mais da metade das placas do Rio Rotativo na Área Azul desapareceu (503 de um total de 948). Nesse trecho, a empresa encontrou ainda 57 placas danificadas ou adulteradas.
"Há vários casos ainda de placas sem DNA (numeração). O número está raspado. Acreditamos que isso ocorra para dificultar a localização de peças trocadas. Ao substituir as de 4h por outras de 2h, a rotatividade passa a ser maior", explica Frederico Santos, analista operacional da Embrapark.
Mais um problema identificado no levantamento diz respeito a postes. A sinalização do Rio Rotativo nem sempre está afixada em postes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). Existem placas instaladas em postes da Light, o que é proibido.
O consórcio (formado pela Cointer e pela Ebel) tem 180 dias, a partir da data em que assumir a Área Azul, para mudar toda a sinalização. Só em Copacabana, 225 placas (informando início e fim do Rio Rotativo) sumiram.
Fonte: O Globo (RJ), 1º de abril de 2009

Categoria: Geral


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