Parking News

A Linha 2 - Verde, que vai da estação Alto do Ipiranga até a Vila Madalena, foi o palco de estreia do primeiro de 47 trens que serão implantados gradativamente na malha metroviária paulistana. A nova composição, que debutou em 28 de março, é formada por seis carros, comporta dois mil passageiros, tem ar-condicionado, câmeras de vigilância e promove a acessibilidade.
Dia 31 de março, o Maplink foi à estação Alto do Ipiranga para avaliar as condições do novo trem. Das 14h às 15h, a reportagem esteve em um dos vagões e percorreu toda a extensão da Linha 2 - Verde por quatro vezes.
O novo trem não demora muito para passar. As inovações começam pela temperatura. Há saídas contínuas de ar-condicionado instaladas em toda a extensão do teto que mantêm a refrigeração interna entre 22° e 24°C.
No dia 28, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que os novos trens têm 274 assentos e os antigos, 362. Ou seja, enquanto os novos transportam dois mil passageiros, os antigos levam 1.888 usuários. No mesmo dia, o telejornal SPTV - 1ª edição, da TV Globo, também afirmou que os novos vagões favorecem os passageiros que vão em pé. No entanto, o Metrô nega que exista diferença na quantidade de assentos.
Cada vagão tem quatro câmeras embutidas que são quase imperceptíveis. Além disso, há mais duas câmeras externas em cada uma das extremidades do trem. Ao todo, há 26 equipamentos por composição.
A acessibilidade para pessoas com deficiência física, idosos e gestantes também foi pensada. Os novos trens têm portas 30 cm mais largas, assentos reservados - na cor azul, e não mais cinza -, comunicação em braile nos vagões das extremidades e painéis com iluminação para facilitar o desembarque dos deficientes auditivos.
Além disso, os ruídos externos são abafados por vidros especiais que deixam mais nítida a gravação que substituí a voz do condutor e anuncia as estações.
Fonte: Maplink, 31 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Três as do mês dentro do ônibus (03/04/2009)

O morador do Grajaú, no extremo Sul da Capital, que trabalha no Centro e depende de transporte público gasta, em média, quatro horas e quatro minutos por dia para ir e voltar. Em um mês, são mais de t (...)

Lentidão atinge também as estradas (03/04/2009)

Os grandes congestionamentos já deixaram de ser a marca registrada apenas das avenidas, eles vêm dominando a paisagem também nas estradas que dão acesso à Capital. Entre 1997 e 2007, a pesquisa Origem (...)

Roubo de veículos cresce no DF (30/03/2009)

O assistente parlamentar Luiz Antônio Gomes não vai esquecer o dia 25 de março de 2009. Era pra ser um dia comum de trabalho no Senado. Mas não foi. "Chegamos, olhamos e falamos: cadê o carro? Nunca p (...)

Vagas especiais são desrespeitadas (31/03/2009)

Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 194 multas para motoristas que estacionaram irregularmente em vagas para deficientes físic (...)

Alunos de projeto ajudam crianças desaparecidas (31/03/2009)

Os estudantes do programa Estrada para a Cidadania, da concessionária AutoBan, participaram de uma campanha de ajuda a crianças desaparecidas dia 31 de março.