Parking News

É de São Caetano do Sul, no ABC paulista, o título de cidade com a maior proporção de veículos por habitante no Estado. A Capital está em 31º lugar. Levantamento da Folha de S. Paulo, a partir de cruzamento de dados atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), mostra que São Caetano tem 1,41 habitante por veículo, maior índice do Estado. Na cidade, em média, menos de três pessoas dividem dois carros. Em 2003, a Folha mostrou que a cidade tinha 1,62 morador por carro e já liderava o ranking. Em 2004, porém, perdeu o posto para Mogi-Guaçu (164 km de SP).
Se todos os veículos saíssem às ruas de São Caetano ao mesmo tempo, cada uma das 628 vias receberia 170 carros, motos ou caminhões. "Aqui é difícil achar uma casa que tenha menos de dois carros", diz Marcelo de Souza, diretor de Trânsito e Vias Públicas da cidade. Segundo ele, a lentidão no trânsito já é sentida nos horários de pico, mas em nada se compara à das grandes cidades. O diretor atribui a posição de São Caetano no ranking à boa situação econômica local, aliada às facilidades de financiamento.
A prefeitura quer implantar o bilhete único para incentivar o uso do ônibus. "São Caetano é uma cidade toda urbanizada, não há favelas, é um município pequeno com uma renda alta, além de mostrar força na indústria de serviço. Todos esses fatores acarretam a grande concentração de veículos", disse o consultor em trânsito Horácio Augusto Figueira, membro da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de outubro de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Reformas valorizam o Largo da Batata (03/10/2008)

As obras de revitalização do Largo da Batata, na Zona Sul de São Paulo, orçadas em R$ 96,4 milhões, começaram há um ano e a previsão é de que sejam concluídas em outubro de 2009. "O andamento depende (...)

Previsões para melhorar não faltam (04/11/2008)

Até 2016, as empresas que controlam as estradas em São Paulo deverão executar várias obras de melhorias e ampliação das vias, segundo a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Até mesm (...)

Em busca de sincronia (29/10/2008)

Ânsia de qualquer motorista em Porto Alegre (RS), a seqüência de sinais verdes que permite seguir livre sem perder tempo é realidade nas principais vias. Então, por que é tão difícil perceber essa sin (...)

Estacionamento no Campo de Santana (04/11/2008)

Parte do Campo de Santana, ou Praça da República, a maior área verde do centro do Rio, foi transformada num estacionamento para cem carros, segundo informa o jornal O Globo. Os veículos ficam parados (...)

Rotativo em mais 769 vagas (29/10/2008)

A partir do dia 30, os motoristas de Belo Horizonte (MG) devem estar atentos ao estacionar em 21 quarteirões no entorno da região hospitalar e do Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul. A BHTrans i (...)

O novo xerife da cidade (1º/11/2008)

Juntem-se problemas tão diversos como calçadas tomadas por ambulantes, puxadinhos de restaurantes sobre o passeio, flanelinhas que extorquem dinheiro de motoristas, vans e táxis piratas, ocupações irr (...)

PM reduz blitze da Lei Seca após quatro meses (02/11/2008)

Quatro meses e meio após o início da Lei Seca, a fiscalização na cidade de São Paulo caiu 30% em comparação a julho, informa a reportagem publicada na Folha de S. Paulo