Na Raposo Tavares será cobrado um valor de R$ 0,0905. Na Marechal Rondon, trecho oeste, o pedágio vai ser de R$ 0,0640 e no trecho leste, R$ 0,0937. Já no sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, o custo por quilômetro será de R$ 0,0485. A Rodovia D. Pedro I é a que terá o valor de pedágio mais alto: R$ 0,1014.
Para se ter uma noção do valor aproximado do pedágio, a cada 100 quilômetros, o motorista vai pagar cerca de R$ 9,05 na Raposo Tavares, R$ 4,85 na Ayrton Senna-Carvalho Pinto e R$ 10,14 na D. Pedro I.
O Consórcio Invepar OAS ganhou a concessão da Raposo Tavares. O valor proposto pela empresa é 16,11% menor do que o máximo estipulado no edital. A Marechal Rondon oeste será administrada pelo Consórcio BR Vias SP, com deságio de 40,59%; no trecho leste, que será concedido ao Consórcio Brasinfra, o deságio foi de 13,09%.
No sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, vencido pelo Consórcio Triunfo Participações e Investimentos (TPI), o deságio foi de 54,9%. A Rodovia D. Pedro I teve deságio de 6,01%.
Juntas, as empresas devem investir R$ 8 bilhões nessas rodovias nos próximos oito anos.
Fonte: Jornal da Tarde, 30 de outubro de 2008