As concessionárias vencedoras do leilão de rodovias paulistas vão criar 61 praças de pedágio em São Paulo e elevar o custo para os usuários. A reportagem do jornal Agora obteve os valores dos novos pedágios calculados pela Artesp (agência reguladora de transporte do Estado). Ao contrário do que sugeriam os deságios de até 55% obtidos nos leilões do dia 29 de outubro, o custo subirá em quase todas as rodovias licitadas. A exceção é no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, cujo valor de ida e volta baixará de R$ 27,00 para R$ 13,00 - o grupo gaúcho Triunfo quer tentar tirar parte do tráfego da rodovia Presidente Dutra.
A instalação dos novos pontos de cobrança deverá ocorrer em julho de 2009 - o acordo prevê que sejam instalados seis meses após a assinatura dos contratos, o que está previsto para dezembro, segundo o secretário dos Transportes, Mauro Arce. Antes, as concessionárias terão de cumprir um programa de investimentos. A maior elevação de custo será no trecho leste da Marechal Rondon, que liga Laranjal Paulista a Bauru. O valor da tarifa em viagens de ida e volta passará de R$ 7,20 para R$ 37,60, um aumento de 422,2%. O número de pedágios passará de um para dez.
O consórcio Brasinfra, formado pelas empresas Cibe, Ascendi e Leão & Leão, venceu o leilão do trecho com a oferta de R$ 0,093774 por km, deságio de 13,09% sobre o teto de R$ 0,107910 do edital. Esse foi o preço do leilão, não o valor do custo por km do próprio trecho. Segundo Arce, o preço por km estava defasado em todas as rodovias. Se fosse usado, não existiria deságio. No corredor da Raposo Tavares (que liga Bauru, Ourinhos e Presidente Epitácio), em que o número de pedágios passará de dois para dez, o custo de uma viagem de ida e volta será inflacionado em 376,1%. Para rodar os 457,4 km de ida e volta, o valor passará de R$ 9,20 para R$ 43,80 por eixo.
Segundo a Artesp, o trecho oeste da Marechal Rondon passará a ter 16 praças, número quatro vezes maior do que o atual. Com a assinatura da concessão para a BR Vias SP, o valor será de R$ 24,50 - ligeiramente menor do que o atual, R$ 26,50. Mas, com o cumprimento dos investimentos iniciais, a BR Vias poderá instalar mais 12 praças. Ao cruzar todo o trecho oeste da rodovia, o custo passará a ser de R$ 50,40, alta de 105,71%. O relatório mostra ainda que no trecho da D. Pedro que liga Campinas a Jacareí a elevação do custo será de 77,90% - dos atuais R$ 17,20 para R$ 30,60 -, devido ao aumento de duas praças para seis. Em todos esses casos, a cobrança será espelhada, nos trechos de ida e de volta. Por isso, os cinco lotes terão no total 74 pedágios até meados de 2009 - 13 já existem hoje.
Fonte: Agora São Paulo, 2 de novembro de 2008

Reformas valorizam o Largo da Batata (03/10/2008)

As obras de revitalização do Largo da Batata, na Zona Sul de São Paulo, orçadas em R$ 96,4 milhões, começaram há um ano e a previsão é de que sejam concluídas em outubro de 2009. "O andamento depende (...)

Previsões para melhorar não faltam (04/11/2008)