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A 31ª colocação no ranking de habitantes por veículo diz pouco sobre a qualidade do trânsito da Capital, segundo especialistas ouvidos pela Folha de S. Paulo. Sobretudo por dois motivos: primeiro, porque boa parte dos carros cadastrados em outras cidades circula com freqüência em São Paulo, que atrai viagens por ser o principal pólo econômico do Estado. Segundo, porque a distribuição da circulação dessa frota dentro da cidade está longe de ser homogênea - ou seja, há várias "São Paulo" diferentes dentro da mesma cidade.
Para o consultor independente em planejamento de transportes Vernon Kohl, o crescimento acelerado da frota no Interior tem influência direta no trânsito da Capital. "Provavelmente a frota que circula é muito maior que a cadastrada." Ele observa ainda que, subdividindo a cidade, algumas regiões têm praticamente um carro por pessoa.
O ex-técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) Flamínio Fichmann concorda. "São Paulo é muito grande, mas os pólos que concentram a circulação de veículos, como Centro, Lapa, Pinheiros (Zona Oeste), Santo Amaro (Sul) e Penha (Leste), são poucos. O dado mascara as particularidades", afirma o consultor.
Para o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos Cláudio de Senna Frederico, o modelo urbano das cidades do Interior - "espalhadas" e "sem congestionamentos" -, associado à tendência de aumento do poder aquisitivo nos últimos anos, favoreceu a compra de veículos mais acentuada em muitas cidades. Apesar da queda no ranking, a frota cresceu mais que a população nos últimos anos. Em 2004, eram 2,4 habitantes por veículo; hoje, são dois por carro.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de outubro de 2008

Categoria: Geral


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