Para o consultor independente em planejamento de transportes Vernon Kohl, o crescimento acelerado da frota no Interior tem influência direta no trânsito da Capital. "Provavelmente a frota que circula é muito maior que a cadastrada." Ele observa ainda que, subdividindo a cidade, algumas regiões têm praticamente um carro por pessoa.
O ex-técnico da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) Flamínio Fichmann concorda. "São Paulo é muito grande, mas os pólos que concentram a circulação de veículos, como Centro, Lapa, Pinheiros (Zona Oeste), Santo Amaro (Sul) e Penha (Leste), são poucos. O dado mascara as particularidades", afirma o consultor.
Para o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos Cláudio de Senna Frederico, o modelo urbano das cidades do Interior - "espalhadas" e "sem congestionamentos" -, associado à tendência de aumento do poder aquisitivo nos últimos anos, favoreceu a compra de veículos mais acentuada em muitas cidades. Apesar da queda no ranking, a frota cresceu mais que a população nos últimos anos. Em 2004, eram 2,4 habitantes por veículo; hoje, são dois por carro.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de outubro de 2008