A produção brasileira de veículos subiu 41,6% em março ante fevereiro, para 308,5 mil unidades, informou a Anfavea, entidade que representa as montadoras. Na comparação com março de 2011, houve alta de 4,5%, mas no acumulado do primeiro trimestre a indústria produziu 738,1 mil veículos, queda de 10,9% sobre igual período do ano passado. As informações foram divulgadas pela Reuters.
A expectativa da Anfavea é de um incremento modesto na produção em 2012, de 2%, para 3,475 milhões de veículos, após alta ligeira de 0,7% em 2011.
Já as vendas de veículos cresceram 20,5% no mês passado sobre fevereiro, mas caíram 1,8% ante março de 2011, para 300,6 mil unidades.
De janeiro a março, as vendas somaram 818,4 mil unidades, queda de 0,8% ante o mesmo intervalo do ano passado.
As vendas devem avançar de 4 a 5% neste ano, para algo entre 3,77 milhões e 3,81 milhões de unidades, segundo a entidade.
Em março, as exportações de veículos do Brasil somaram 1,38 bilhão de dólares, crescimento de 17,7% sobre fevereiro e de 17,3% contra um ano antes.
As vendas de veículos novos nacionais acumulam queda de 3,9% no trimestre, enquanto as de importados cresceram 10%.
Montadoras
Percentualmente, a fabricante de melhor desempenho de vendas em março entre as grandes, na comparação anual, foi a Renault, com aumento de 37,6%, para 19.576 unidades. A Fiat registrou expansão de 2,6% nas vendas, que incluem automóveis e comerciais leves, para 66.202 carros.
Os licenciamentos da Ford avançaram 1,02% no mês passado, também ante o mesmo mês de 2011, para 27.954 veículos. A Volkswagen teve leve incremento de 0,8% nas vendas, para 58.847 carros.
A de pior desempenho foi a General Motors, com queda de 18,25% nos licenciamentos, para 45.181 unidades.
Fonte: agência Reuters, 5 de abril de 2012

Táxis têm novas tarifas desde o a 4 (04/04/2012)

Entrou em vigor dia 4 o aumento dos táxis autorizado na semana passada pela Secretaria municipal de Transportes. As tarifas têm aumento de 6,8%, e a bandeirada da modalidade convencional (amarelinhos) (...)

Deficiente sofre para estacionar (09/04/2012)