Pressionadas por entidades representantes de empresários e trabalhadores, como Fiesp e CUT, as cidades do ABC, na Grande São Paulo, adiaram a entrada em vigor da restrição ao tráfego de caminhões, prevista para entrar em vigor no próximo dia 28. A decisão foi tomada dia 2 pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne os prefeitos das cidades da região, entre elas Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. Segundo Mário Reali, prefeito de Diadema e presidente do consórcio, a restrição foi apenas adiada.
"(A medida) não está eliminada da nossa agenda. Não é que tenhamos desistido da restrição. Queremos fazer de outra maneira", afirma.
Segundo ele, empresários e sindicalistas pediram para participar da discussão e ajudar a construir outra proposta, que permita um alívio na restrição em alguns trechos.
O adiamento, afirma, foi aceito pelos prefeitos por conta dos resultados ruins da atividade industrial nos últimos meses. "Vamos construir uma solução mais consensual com o setor produtivo", diz.
De acordo com o prefeito, a construção de dois dos quatro trechos do Rodoanel - que tem por objetivo tirar os caminhões das cidades - não resolveu o problema.
"Ainda temos um setor industrial dentro da região metropolitana. E você não abastece um setor industrial só com VUCs (pequenos caminhões). As empresas trabalham com estoques mínimos e um período grande sem abastecimento é problema."
Para Reali, os prefeitos da região também acreditam que essa discussão tem de ser tomada em conjunto com a região metropolitana, já que medidas de restrição, como as adotadas em São Paulo, têm impacto na vizinhança.
"O principal problema do ABC é o tráfego de passagem, que é consequência do desvio das rotas de São Paulo", afirma. "Precisamos ter uma discussão metropolitana."
Rodízio
A restrição a caminhões no ABC foi adiada, mas o consórcio de prefeitos da região deu início à discussão para implantar o rodízio de veículos, como existe na capital.
O primeiro passo será uma pesquisa de opinião para saber o que a população pensa sobre o tema. "Temos um grande problema de carros circulando só com um passageiro", afirma o prefeito.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de abril de 2012

Táxis têm novas tarifas desde o a 4 (04/04/2012)

Entrou em vigor dia 4 o aumento dos táxis autorizado na semana passada pela Secretaria municipal de Transportes. As tarifas têm aumento de 6,8%, e a bandeirada da modalidade convencional (amarelinhos) (...)

Deficiente sofre para estacionar (09/04/2012)