Motoristas portadores de deficiência física encontram dificuldades para estacionar seus carros nas ruas de São Paulo. Além de reclamar que muitas vezes as vagas exclusivas para eles estão ocupadas irregularmente por outros condutores, os deficientes afirmam que perdem tempo rodando pela cidade para encontrar os espaços destinados a eles. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade tem 1.055 vagas exclusivas para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A pedido do JT, a publicitária Julie Nakayama, que usa cadeira de rodas, percorreu cerca de 50 km da cidade, dirigindo seu Honda Fit adaptado, para encontrar vagas disponíveis entre 15h e 19h na terça-feira. Julie indicou para a reportagem sete endereços que ela conhecia. "Quando preciso ir a algum lugar que não conheço, procuro sair mais cedo de casa para procurar uma vaga exclusiva", afirmou Julie, moradora da Vila Prudente, na zona leste. Dos sete locais onde Julie tentou estacionar seu Fit, quatro estavam ocupados por carros de pessoas que não eram portadoras de deficiência. Os veículos não tinham o adesivo do símbolo internacional de acesso (com o desenho de um cadeirante) colado no para-brisa nem o cartão Defis sobre o painel. O cartão Defis é uma autorização especial para o estacionamento em vagas exclusivas, emitida gratuitamente pelo Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) da Secretaria Municipal de Transportes.
Site da CET terá relação de vagas
Após o JT apurar que pessoas com deficiência têm dificuldade em descobrir onde há vagas exclusivas para estacionamento nas ruas da cidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) prometeu divulgar a relação dos endereços em seu site (www.cetsp.com.br) nos próximos dias. "Para facilitar a localização das vagas Defis, vamos incluir os endereços na internet a partir desta semana", afirmou Celso Buendia, gerente de estacionamento da CET.
No ano passado, agentes da CET aplicaram 9.807 multas (média de 26,8 por dia) a motoristas que usaram irregularmente as vagas reservadas para deficientes. Nos dois primeiros meses deste ano, foram aplicadas 1.227 multas (20,4, em média, por dia). O gerente da CET informa que o uso indevido das vagas pode ser denunciado pelo telefone 1188. Após a ligação, um agente é enviado ao local para constatar o problema e multar o infrator.
Das 1.055 vagas disponíveis na cidade, 785 fazem parte da Zona Azul. Nestas, além do cartão Defis, o motorista precisa colocar o cartão da Zona Azul no veículo.
A CET conta com 265 operadores para a fiscalização exclusiva da Zona Azul, mas qualquer um dos 2.400 agentes pode multar os carros estacionados irregularmente nessas vagas. De acordo com o DSV, foram emitidos 14.628 cartões Defis. Segundo dados do Censo de 2000, dos 10.435.540 habitantes da capital na época, 454 mil (4,35%) tinham deficiências físicas e motoras.
Fonte: Jornal da Tarde, 9 de abril de 2012

Táxis têm novas tarifas desde o a 4 (04/04/2012)

Entrou em vigor dia 4 o aumento dos táxis autorizado na semana passada pela Secretaria municipal de Transportes. As tarifas têm aumento de 6,8%, e a bandeirada da modalidade convencional (amarelinhos) (...)